Dois chefes, um balcão, 14 lugares. E também 14 pratos. É esta a proposta de degustação do novo 2Monkeys, restaurante de fun dining (não é gralha), do Torel Palace Lisbon. O hotel tem estado em obras, vai ganhar em breve mais dois edifícios, e aproveitou a mudança para renovar a oferta gastronómica na capital. Ao leme desta viragem está o chefe Vítor Matos (com uma estrela Michelin no Antiqvvm, Porto), que já faz consultoria no restaurante Blind, do Torel Palace Porto, e agora chega a Lisboa, acompanhado de uma sólida equipa. Primeiro apresentou-se no Black Pavilion e umas semanas depois, deu a conhecer o seu vizinho de baixo, o 2Monkeys, onde a alta cozinha é apresentada de forma intimista, mas descontraída (o dito fun).
O restaurante funciona na cave, tem uma cozinha aberta – e é bonito de se ver a equipa em ação – e cada um dos 14 momentos é empratado e explicado passo a passo, ao momento, aos clientes. “Aqui temos um típico chawanmushi, um pudim típico do Japão, feito com caldo de cebola, soja, ovo e sal”, começa por explicar o chefe Francisco Quintas, tirando quatro taças de um tabuleiro. Dispostos os outros ingredientes no balcão, pinça nas mãos, o discurso continua, à medida em que cada porção vai sendo montada. “Aqui temos um pickle de cebola pérola caramelizada, uma noz fermentada, avelã torrada, gelado de amêndoa, óleo de sementes de abóbora e para finalizar, avelã ralada.” Francisco, de 24 anos, é o chefe residente. Jovem, mas com passagem por alguns restaurantes de topo lá fora, como o Boury (Bélgica) e o De Librije (Holanda), ambos com três estrelas.
O menu, conta Vítor Matos durante um jantar com jornalistas, “é uma viagem das influências dos dois”. “Todos os pratos são dos dois. Não há mais de um do que de outro”, completa Francisco. Mais do que parceria, falam em amizade. “Precisamos de ter pessoas ao nosso lado que nos inspiram”, continua Vítor Matos. E de viajar, refletem os dois. “Não somos cozinheiros de cozinha portuguesa. Essa comemos em casa”, remata o chefe consultor.
Existe apenas um menu de degustação fechado, a valer €150, com opção de harmonização vínica por mais €100, a cargo do sommelier Miguel Morais. A carta, explicam, está em constante mutação e, qual dupla criativa, ao longo do jantar assistimos à troca de ideias entre os dois chefes, que vão desde opiniões sobre a loiça, a trocas de ingredientes, projetos de futuro. Sempre numa linha de cozinha moderna, produtos no máximo do seu sabor, em combinações originais. A waffle de massa fermentada durante 24 horas, com Alpenkaviar, crème fraîche e caviar, servida logo no arranque ilustra bem o nível daquilo que se prova num jantar neste 2Monkeys.
Torel Palace Lisbon, Rua Câmara Pestana, 23 / 21 826 2927 / ter-sáb 19h-23h