No site da Tesla na China (e em outros mercados na zona da Ásia-Pacífico) já é possível encomendar o novo Model Y, estando disponível em duas versões: “Primeira edição com tração traseira” e “Versão de lançamento com tração integral de longo alcance”. Os preços locais são, respetivamente e aproximadamente, 35 mil e 40 mil euros. O que representa um aumento de cerca de 5% relativamente às versões anteriores equivalentes.
Como a Tesla ainda não divulgou quaisquer dados sobre a chegada desta nova versão à Europa, não é possível garantir que as características do futuro Model Y para o nosso mercado sejam similares. Mas, a acreditar no histórico da Tesla, é provável que seja isso que aconteça. Pelo que podemos esperar um aumento do desempenho, com acelerações dos 0 aos 100 km/h um pouco mais rápidas (5,9 segundos para a versão de tração traseira e 4,3 segundos para a versão Long Range) e um pouco mais de autonomia – de acordo com a norma chinesa CLTC, bem mais otimista que a norma europeia WLTP, o aumento de autonomia é de cerca de 30 km.
O design exterior está de acordo com os leaks que foram surgindo nos últimos meses. De perfil, o novo Model Y, conhecido pelo nome de código Juniper, parece idêntico ao anterior. As grandes alterações estão nas óticas, que agora estão ligadas por uma barra LED, tanto na traseira como na frente, onde são evidentes as semelhanças com o design do Cybertruck e Cybercab. Uma alteração que aumenta a distinção entre os Model Y e 3 ao nível do design.
Como aconteceu com a remodelação do Model 3, as maiores mudanças parecem ser no interior.
Ao contrário do que alguns rumores antecipavam, o novo Y mantém o volante circular, indicando a ausência de direção steer-by-wire. Apesar disso, as imagens parecem mostrar a exclusão das hastes tradicionais da coluna de direção, com exceção de uma haste discreta, presente em versões com direção à direita, como em Hong Kong. Já a haste de seleção de modos de direção (PRND) foi completamente eliminada, reforçando o uso de controlos via ecrã, uma opção que tem sido controversa entre os utilizadores.
A Tesla também introduziu no Model Y melhorias como o novo vidro acústico, que reduz significativamente o ruído interior, e um ecrã para os passageiros nos bancos traseiros. Outro destaque são os bancos traseiros elétricos, ajustáveis via botões no porta-malas, que facilitam o manuseio de carga. O painel recebeu uma faixa de iluminação ambiente em LED, personalizável pela interface do veículo.
As primeiras entregas estão previstas para março na China.