Pintada com os tons de outono, Praga parece ainda mais bonita. A afirmação é de um checo, de visita à cidade, que nos acompanha na lenta subida nas rampas que dão acesso ao topo da torre da câmara municipal. A ascensão permite ver o “miolo” do famoso relógio astronómico do século XV, o Orloj, que atrai centenas de mirones a uma das praças mais bonitas da Europa. A cada hora certa, o relógio mostra a sua raça com as esculturas dos apóstolos a revelarem-se e outras na fachada a moverem-se. Lá em cima, um músico, em trajes medievais passou a fazer parte da tradição: depois dos protagonistas (as estátuas) entrarem em ação, empunha e toca o trompete, na varanda da torre.As multidões turísticas rejubilam, batem palmas e, apesar dos locais suspirarem ardentemente por paz e sossego na cidade velha, o bairro Staré Mesto, um destes músicos diz-nos que adora o seu trabalho: está ali de manhã à noite, mas limita-se a tocar durante alguns segundos; depois volta calmamente para os seus livros e estudos.
Vale a pena subir à torre para apreciar a vista e descobrir o mecanismo engenhoso deste relógio tão fascinante como antigo. Mas não vale, decididamente, esperar cá em baixo pela hora certa, entre as centenas de turistas que se acotovelam para vislumbrar o relógio…
Em queda livre…
Com o crescente número de visitantes, Praga tenta renovar os seus atributos. Uma das novidades dirigida aos mais jovens e aventureiros é o Skydive Arena, um simulador de queda livre, instalado junto a um centro comercial nos arredores de Praga, em Letnany. Este túnel, onde o vento sopra entre os 160 a 280 km/h, simula o salto em queda livre de um avião e é um misto de emoções fortes com puro divertimento. Os seus promotores dizem que é o único túnel de vento no mundo com uma câmara circular em vidro, o que permite visualizar toda a experiência. A partir dos cinco anos de idade qualquer pessoa pode tentar o “salto”, sempre acompanhado por um instrutor que o mantém em segurança durante o voo. Cada pessoa tem direito a dois voos, sendo que no segundo o instrutor já o deixa subir e “voar” no túnel de 14 metros de altura A sensação deve ser incrível a avaliar pelo rosto e expressão dos praticantes, embora alguns pareçam mais assustados do que divertidos… Cada voo custa 1500 coroas checas (cerca de 60 euros) mas a arena está sempre preenchida, tanto por jovens assumidamente radicais como por pessoas mais velhas. E, com a proeza recente de Felix Baumgartner, é de esperar ainda mais aventureiros neste simulador de voo, pelo que se aconselha a reserva prévia.Jardim Botânico e vinhas
Não muito longe dali, no bairro de Troja, fica o jardim botânico, um parque enorme, com algumas áreas a explodir em tons de laranja e amarelo durante os meses de outono e um pequeno oásis longe das multidões. Ali se encontram muitas famílias checas em passeio, em convívio de fim de semana e não se vislumbram, por enquanto, turistas! Há sempre atividades diferentes – pode ser um evento informativo e divertido dedicado às abóboras -, e na parte Sul existe um cuidado jardim japonês, talvez a zona ao ar livre mais interessante deste parque. Colada ao lado sul encontram-se ainda as vinhas de St. Clara, encimada pela capela do mesmo nome. Junto à pequena igreja, a vista sobre a vinhas, o Castelo de Troja e toda a cidade é simplesmente fantástica. Estas vinhas, que foram declaradas património nacional, permanecem ainda pouco conhecidas até dos próprios checos.
Produzem-se aqui bons tintos e brancos – para acabar de vez com a ideia de que a República Checa é só cerveja – e numa prova acompanhada por queijos fumados e enchidos, o branco Ryzlink Rynsky foi particularmente apreciado.
Um riesling leve e frutado, muito refrescante a lembrar alguns vinhos alemães e austríacos. Várias castas europeias e checas encontram-se ali representadas e sinalizadas, e a maioria dos vinhos de St. Clara só se consegue adquirir ali mesmo. Se o tempo permitir, ficar na esplanada com vista sobre Praga é a melhor opção. Nos dias de frio, ainda no outono, as salas interiores acolhem-nos com uma lareira. Outra visita interessante com crianças poderá ser ao Zoo de Praga, um parque cheio de arvoredo onde se escondem dragões-komodo, entre muitas outras espécies. Existe ainda um novo habitat para os elefantes que constituirá uma atração especial para os mais novos.