Na Escola Básica Martim de Freitas, em Coimbra, o ponto alto da campanha foi o debate ‘Prós e Contras de Miúdos a Votos’, já um ‘clássico’ da campanha eleitoral de ‘Miúdos a Votos’ naquele estabelecimento de ensino. O debate decorreu na biblioteca e foi protagonizado pelos alunos do 1º ciclo, e assistido pelos alunos do 5º e 6º anos.
«Queremos acarinhar a cidadania ativa e o espírito crítico, e o debate é uma excelente forma de aprenderem a exprimir as suas opiniões», explica Matilde Antunes, a professora responsável pelo projeto na Martim de Freitas, onde 4 turmas torcem para que o livro que escolheram seja o mais votado.
Se o debate, bem como as arruadas, decorreram na última semana da campanha, antes disso houve também muita animação e trabalho.
Os alunos do 3ºB, da professora Lourdes Cavaco, escreveram uma letra de uma canção sobre o livro O Lápis Mágico de Malala. A canção, com música de João Nogueira, chama-se A Todos os Pulmões Somos Livres. Apresentaram-na n biblioteca da escola.
O 4ºB optou por usar outra ‘arma’: o teatro. Para dar a conhecer aos colegas a história do livro A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, fez uma dramatização, que apresentação também na biblioteca.
Quem irá ganhar? As eleições são já na terça-feira, dia 7!
Outras reportagens sobre a campanha de ‘Miúdos a Votos’
Na sala do 4º ano de Macieira de Rates
Na Escola de Macieira de Rates, em Barcelos, há uma turma muito entusiasmada com livros
Uma escola alegre
Na Escola Alice Vieira, na Buraca, às portas de Lisboa, os recreios desta semana foram especialmente animados
‘Miúdos a Votos’: uma caça ao tesouro muito original
No Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, as CLÃ – Clube de Leitores em Ação – criaram peddy-papers sobre os livros que estão a apoiar. Foi um sucesso!