A literatura não vive só de páginas e mais páginas carregadas de texto. Ou de ilustrações panorâmicas que aconchegam algumas palavras. Todas estas formas convivem com outras nas prateleiras das livrarias. O estímulo visual está bem patente nesta forma de contar histórias. Não revela tudo, mas gosta de nos mostrar que, além das palavras, a cor e o movimento também podem fazer parte de uma obra literária.
As BD e as suas primas, as novelas gráficas, estão a ganhar relevo e isso alegra-nos sobretudo quando pensamos nestas seis sugestões, cujos textos e imagens estão tão bem fundidos que quando nos apercebemos estamos a lutar ao lado do Super Batata ou a passar em frente ao Ramalhete, na Lisboa do século XIX.
NOTA: As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básio. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
A INCRÍVEL ADELE: UM TALENTO MONSTRUOSO
Mr. Tan (texto) e Miss Prickly (ilustração)
Bertrand Editora
Esta banda desenhada habituou-nos a surpresas desde o primeiro livro e, nesta novíssima história, temos muito com o que nos surpreender. A Adele não é uma criança fofinha e sossegadinha, nada disso. Ela é uma menina irreverente, cheia de garra e, acima de tudo, com uma criatividade desmedida.
Uma personagem genial, capaz de agarrar e agradar a leitores e leitoras. Neste livro, Adele consegue criar um zombie: uma experiência que tem tudo para dar para o torto. Um livro onde as piadas andam à solta: perfeito para apurar o sentido de humor das crianças.
AS AVENTURAS DO SUPER BATATA: ZORT TERCEIRO, O REI EXTRATERRESTRE
Artur Laperla (texto e ilustração)
Editora Planeta Júnior
Não nos cansamos de recomendar histórias de batatas poderosas! Talvez por serem os heróis mais inesperados. Talvez porque adoramos batatas. A verdade é que este super-herói está a conquistar leitores e leitoras de banda desenhada.
Este é o segundo livro duma coleção que faz sucesso pelo mundo fora e está de regresso com a história de Super Max, um super-herói que foi transformado em batata pelo vilão Doutor Malévolo. Neste número, o Super Batata vai enfrentar Zort Terceiro, uma lesma extraterrestre que coleciona criaturas de toda a galáxia. Vai correr tudo bem? Não. É um livro divertido? Muito!
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
COELHO VS. MACACO
Jamie Smart (texto e ilustração)
Porto Editora
Este calhamaço merece uma leitura atenta. Tudo estava bem na floresta onde vivia o Coelho com os seus amigos. Claro que a calmaria e o sossego são as desculpas perfeitas para se introduzir algum tipo de catástrofe ou um enorme disparate!
Esta BD está carregada de imagens histriónicas e de acontecimentos nascidos duma imaginação livre e fantasiosa. A chegada misteriosa do Macaco à floresta vindo sabe-se lá de onde vai dar uma reviravolta na vida do Coelho e dos animais fofinhos que ali vivem. Um livro cativante da primeira à última página.
THE CUPHEAD SHOW: MANUSEAR COM CUIDADO!
Sem autor (texto e ilustração)
Editora Booksmile
Antes de ser um livro foi uma série de televisão. Antes de ser uma série de televisão foi um jogo de consola canadiano lançado em 2017 pelos Estúdios MDHR. O jogo foi um sucesso retumbante, pelo humor e pelo imaginário saído da época de ouro da animação norte-americana. Recebeu tanta notoriedade que se transformou numa série de televisão e agora chegam os livros!
Neles vamos (re)descobrir o mundo fantástico de duas criaturas antropomórficas com cabeças de chávena e caneca, os irmãos Cuphead e Mugman, numa novela gráfica muito divertida e repleta de situações inesperadas. Este é o livro de apresentação, mas será, certamente, uma coleção imperdível para quem gosta de rir!
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
OS MAIAS
Eça de Queirós (texto) e Canizales (ilustração)
Editora Levoir
Uma das obras da literatura portuguesa que mais nos fez sonhar (ou ter ou insónias…) é, sem dúvida, Os Maias. Um livro que nem sempre foi apresentado nas aulas de Português da forma mais cativante. O que é um contrassenso, porque o livro é a própria definição de cativante!
O livro está cheio de intrigas, segredos e amores proibidos, muito mais cativante do que qualquer reality show de domingo. Ler esta obra do século XIX no formato de novela gráfica é uma experiência sensorial inesquecível e as ilustrações de Canizales não podiam ser mais cativantes.
Um livro de excelência, perfeito para quem quer descobrir quem foram afinal os Maias, antes de ler o original de Eça de Queirós, sem adaptações.
THE BOOK OF CLASH (VOL.1)
Gene Luen Yang, Les Mclaine e Alison Acton (texto e ilustração)
Nuvem de Tinta
Já ouviram falar de Clash os Clans ou Clash Royal, os jogos que habitam nos telemóveis de toda a gente com menos de 16 anos? São uma espécie de Candy Crush com bonecos animados e barulhentos. Esta é a BD de que estávamos à espera!
Narrada no mundo destes videojogos, conta a história de algumas das personagens deste universo, mas orquestradas por Gene Luen Yang, um criador de histórias com créditos firmados no universo da banda desenhada. Um livro muito completo em termos narrativos que vai cativar muitos gamers curiosos para descobrir mais sobre as suas personagens preferidas.
Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.