Trabalho Vencedor
Desta vez, os vencedores da iniciativa Agora o Escritor És Tu!, criaram histórias para continuar o livro Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa.
A polícia voltou a prender Jacóme, no entanto ele conseguia sempre chegar à sua oficina. Rapidamente, a polícia desistiu e deixou Jacóme com as suas invenções. As crianças ficaram muito felizes e fizeram-lhe um pedido.
– Podes inventar mais um daqueles animais estranhos e bizarros, mas muito divertidos?
Jacóme ficou pensativo com o pedido das crianças. Na verdade, tinha receio de voltar para a prisão.
Num belo dia, Jacóme foi para a sua oficina e construiu um novo animal, muito diferente de todos. Chamou-lhe Barbaróide. Era um animal com cara de peixe e, ao contrário do que se esperava, não tinha barba. Jacóme gostou muito dele. Rapidamente, Barbaróide passou a ser um bom amigo para as crianças e seguia-as para todo o lado porque adorava brincar.
Certo dia, o Barbaróide estava muito cansado de tanta correria e uma pequena menina decidiu levá-lo para a sua escola. Quando lá chegou, a menina, que se chamava Inês, perguntou à sua simpática professora se aquele animal poderia ser o animal de estimação da turma. A professora respondeu:
– Sim, poderá ser da turma, mas terá de ficar na escola. Além disso, todos os meninos serão responsáveis por cuidar do nosso amiguinho. Concordam?
Todos ficaram entusiasmados e o Barbaróide ficou muito satisfeito com a decisão da professora.
Na sala de aula, ficava muito atento e facilmente aprendeu toda a matéria. Ele adorava aprender e quando um amiguinho tinha dúvidas, ia logo ajudá-lo. A professora ficou muito feliz porque ganhou um belíssimo aluno!