Trabalho Vencedor
Desta vez, os vencedores da iniciativa Agora o Escritor És Tu!, criaram histórias para continuar o livro Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa.
O peixinho Cristóbal nadou e percebeu que não havia paredes de vidro. Viu um polvo a fazer malabarismo com oito conchas e peixinhos coloridos a assistirem divertidos ao espetáculo.
Cristóbal sentia-se muito feliz por estar livre mas também assustado pela imensidão do mar. Como era um peixe muito corajoso continuou a nadar para descobrir os segredos do mar que era agora a sua casa. Encontrou um golfinho que atirava um peixe balão ao ar e riam-se sem parar, pensou ” Que lugar tão divertido, todos brincam e são amigos!”
– Olá eu sou o golfinho Gaspar e este é o meu amigo Bolinhas. És novo por cá?
– Eu sou o Cristóbal e vim de um aquário. Um albatroz trouxe-me no seu bico e ajudou-me a chegar ao mar.
– Que grande aventura! disse Bolinhas.
De repente apareceram os peixinhos coloridos com o polvo a cantarolar.
– Olá pessoal, estão bem?
– Olá polvo Paulo, este é o Cristóbal! exclamou Gaspar.
– Muito gosto em conhecer-te, podes contar com a nossa amizade.
– Obrigado, já me sinto vosso amigo.
As águas do mar ficaram muito agitadas e ouviu-se um som assustador. Era o tubarão Trincas que estava morto de fome!
– Fujam! gritou Gaspar.
Cristóbal não sabia o que fazer, nunca tinha visto um peixe tão grande e tão zangado. Foi atrás dos peixinhos coloridos e fugiu para dentro de uma gruta.
O tubarão Trincas não conseguiu entrar na gruta e desistiu da caçada. Cristóbal descobriu uma saída dentro da gruta escura e fria. Foi parar a um lugar mágico, cheio de corais que mudavam de cor, a água era transparente e calma, o peixinho estava espantado.
Apareceram muitos peixes que eram da sua família. Cristóbal compreendeu que tinha encontrado o seu lugar no mar. Conheceu “uma peixinha” cor-de-rosa com brilhantes, a Brilhantina e apaixonaram-se.
O casamento foi no mar dos corais e a festa foi animada pelo Gaspar e pelo Paulo. Cristóbal e Brilhantina viveram felizes rodeados de amigos e de muito carinho.