Se tens uma ideia de como gostarias de ajudar os teus colegas de escola a recuperar do impacto da pandemia, está na hora de pores a ideia no papel. Reúne colegas que te apoiem e inscreve-te na edição do Orçamento Participativo das Escolas 2022 (#OPEscolas).
Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação que pretende dar voz aos mais de 500 mil alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que te dá oportunidade de participar na vida da escola que frequentas.
Este ano, o #OPEscolas traz uma novidade: desafia-te a apresentar uma proposta que tenha como objetivo a inclusão e o bem-estar dos alunos mais vulneráveis da tua escola, para recuperarem das dificuldades que possam ter sentido, ou ainda estão a sentir, devido à pandemia.
Podes submeter a tua proposta até ao final de fevereiro, no site do OPEscolas ou na secretaria da tua escola. Depois, seguir-se-ão os períodos de campanha e de debate. As propostas serão votadas no Dia do Estudante, que se celebra a 24 de março.
Se, após a votação, a tua proposta for uma das vencedoras, a tua escola receberá uma quantia em dinheiro para pô-la em prática até ao final deste ano. Esse valor é de 1 euro por aluno, num mínimo de 500 euros.
Para mais informações, consulta a página de internet #OPEscolas. E aqui podes tirar todas as tuas dúvidas.
