Segundo nos conta Carolina, uma das consultoras da VISÃO Júnior, a sua professora, Maria Manuel Gorgulho, gosta muito de ler a revista e costuma levá-la para a sala de aula.
Decidiram escrever-nos a sugerir assuntos que gostavam de ler na revista e propuseram-se a escrever um texto para ser publicado.
Depois de apresentarem várias propostas, decidiram-se por um texto com curiosidades da natureza. Aqui está ele. O texto está fantástico, parabéns a todos!
Algumas plantas e animais interessantes
A natureza é extraordinária. Tem coisas bonitas, estranhas, úteis e perigosas.
Gostamos de conhecer coisas que achamos interessantes porque as desconhecemos. Então, pesquisamos muito sobre a biodiversidade. Hoje resolvemos pesquisar plantas e animais que, de alguma maneira, nos impressionam.
As árvores-do-viajante são originárias do Madagáscar, e têm este nome porque acumulam água na base das folhas e podem matar a sede dos viajantes.
Os embondeiros são umas árvores grandes e muito resistentes. O seu tronco é enorme, roliço como um barril e permite-lhes armazenar água quando chove. Resistem a tudo, até às tempestades de areia por causa das suas raízes muito grandes.
Os coqueiros dão os cocos que, quando estão verdes, contêm um leite muito refrescante. Quando estão maduros têm um a polpa muito saborosa. As fibras que ficam à volta das sementes servem para fabricar redes de pesca e cordas.
Os nenúfares gigantes ficam presos ao solo por um tronco subterrâneo e mantêm-se à superfície dos lagos e dos pântanos. Tornam a água mais pura e dão abrigo e alimento aos peixes, aves e insetos.
Os insetos-paus têm o corpo e as patas na forma de ramos. Raramente se deslocam ao longo do dia, só andam à noite. Nós já vimos um, no muro do nosso recreio!
As centopeias têm cem patas. Elas comem as folhas e a madeira morta.
Os bichos-de-conta escondem-se debaixo da casca de uma árvore ou de uma pedra. Quando se sentem ameaçados enrolam o corpo e formam uma bola.
Há uma enorme diversidade de animais e plantas no nosso planeta e descobri-los é para nós uma esplêndida aventura.
Turma do 4º ano do Centro Escolar de Montalvo