Teatro, exposições, marionetas e contos. Este é um mês recheado de propostas para todas as idades
O Anel do Unicórnio – uma ópera em miniatura
A ópera é para todos. Sim, todos, miúdos e graúdos. Pelo menos, esta é! O espetáculo O Anel do Unicórnio – uma Ópera em miniatura é uma criação de Ana Lázaro (libreto), Martim Sousa Tavares (música) e Ricardo Neves-Neves (encenação) e promete provar que na ópera não há limites para o imprevisto.
Pedro Patê é um rapaz invulgar, filho de dois cantores de ópera, ele próprio dentro de uma ópera que nunca acaba, com a música de fundo de uma orquestra que nunca para. Cansado de ouvir árias, cavatinas, intermezzos e afins sem um único intervalo – imagine-se o que é ser-se acompanhado por uma orquestra quando se quer ler um livro de banda desenhada ou fazer chichi -, Pedro Patê sonha ser Ilusionista. E para quê? Para descobrir um truque que acabe com as cantorias apenas com um estalar de dedos!
Teatro Lu.Ca, Lisboa; 3 a 19 de dezembro; maiores de 6 anos; informações: 215 939 107
Comic Con
Os youtubers Luccas Neto e Giovanna Alparone; Noah Schnapp, o Will da série Stranger Things; Jenny Han, popular escritora de ficção para jovens, como A Todos os rapazes que Amei e Manu Bennett, da série Spartacus, são alguns dos convidados que irão estar presentes na edição deste ano da Comic Con, que tem como tema A New Hope.
Este é um dos eventos de cultura pop que mais entusiasma miúdos e graúdos, e que abarca áreas como TV, música, cinema, BD e gaming, por exemplo. Nesta edição, pode contar com uma área Kids, onde haverá várias atividades para os mais novos, nomeadamente a apresentação de episódios inéditos e estreias exclusivas de séries de animação. Mas, claro, a festa faz-se em todo o recinto, animada pelos fãs de cosplay.
Comic Con, Lisboa, Parque das Nações; 9 a 12 de dezembro; regras de higiene e segurança aqui.
Exposição Hergé
A Fundação Calouste Gulbenkian recebe uma exposição dedicada a Georges Remi, o famoso criador de Tintin, conhecido como Hergé. A mostra reúne documentos, desenhos originais e várias obras que vão da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, desenho de moda e artes plásticas. Curiosamente, Hergé foi um artista autodidata.
A exposição é, por isso, uma oportunidade única para descobrir alguns tesouros do Museu Hergé, como pranchas originais, pinturas e fotografias. E de dar a conhecer ao mais novos uma personagem intemporal que povoou a infância e adolescência de tantos de nós.
Para aqueles que já conhecem, uma sugestão: a Gulbenkian está a levar a cabo um concurso intitulado Tintin – O som que o desenho faz, e procura jovens, entre os 13 e os 16 anos, que queiram participar numa performance que vai integrar as atividades programadas para o encerramento da exposição. Os jovens selecionados vão ler, no espaço da exposição, excertos das Aventuras de Tintin, num diálogo divertido. Candidaturas até 10 de dezembro. Informações aqui.
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; até 10 de janeiro; fecha às terças-feiras.
Oficinas de natal no maat
Se já está a pensar como vai ocupar as crianças nas férias do Natal, o maat sugere duas oficinas, de ciência e arte. Na oficina de Ciência, os mais novos vão aprender a construir um barco solar e a personalizá-lo. Depois de concluído o trabalho, vão poder testá-lo numa prova aquática.
Na oficina de tecnologia 1,2,3… Contar a Nossa Vida, o desafio é aprender os princípios dos processos de contagem para depois criar contadores diversos, de passos, de vitórias e derrotas num jogo, de mensagens enviadas e recebidas. Porque contar está presente em tantos momentos da nossa vida e pode ser tão útil: contar os nossos passos durante um dia, o número de vezes que estivemos sentados durante uma hora seguida ou o número de mensagens que enviamos durante um dia.
Museu da Eletricidade, Lisboa; 20 a 23 de dezembro, entre as 10h e as 17h30; para crianças entre os 9 e os 12 anos. Mais informações aqui.
Circo nos Coliseus de Lisboa e Porto
É uma tradição de natal que reforça a magia da época e faz-nos a todos sonhar. No Porto e em Lisboa, os coliseus recebem o maior espetáculo do mundo. Malabaristas, acrobatas, palhaços e muita alegria são a receita
Informações sobre o espetáculo em Lisboa aqui. Para mais informações sobre o Circo no Porto, veja aqui.
MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica
Durante cinco dias, Caminha e Vila Praia de Âncora são palco de mais uma festa da marioneta. Participam companhias nacionais, de Caminha, Porto e Torres Vedras, por exemplo, e da Galiza. Para além de espetáculos em sala e locais públicos, com animação itinerante.
Os mais novos terão também a oportunidade de construir as suas próprias marionetas em oficinas criativas. Aceda aqui ao programa detalhado.
Caminha e Vila Praia de Âncora; 4 a 8 de dezembro; todos os públicos
Exposição Joan Miró
O estilo colorido e abstrato da pintura de Miró atrai a atenção de muitas crianças e jovens. Muitos deles até dizem: «Isto até eu fazia!» Então, porque não levá-los a Serralves, no Porto?
Ali, poderão apreciar as 85 obras do artista, entre pinturas, esculturas, colagens desenhos e tapeçarias. A coleção abrange seis décadas de trabalho do mestre catalão, de 1924 até 1981, sendo portanto excelente introdução à sua obra.
Museu Serralves, Porto; até 6 de março de 2022; a 8 de dezembro realiza-se uma visita orientada, com entrada gratuita para crianças até aos 12 anos. Informações aqui.
Oficina de imaginação e tarde de contos
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) abre no dia 5, domingo, para receber todas as famílias para um dia em cheio.
De manhã, às 11 horas, acontece a oficina ‘Meio Isto Meio Aquilo’, em que os mais novos, orientados por Teresa Arêde, vão dar asas à imaginação e construir criaturas estranhas, com bigodes no joelho e um grande coração do pescoço até ao umbigo. Inscrições através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716. Para maiores de 6 anos.
Mais tarde, às 16 horas, a Casa da Memória convida o público para ‘Entardecer com Contos’, com António Fontinha, dirigido a todas as idades. Os contos tradicionais pela voz do popular contador e também por Joaquim Mendes Teixeira e Raul Pereira. Três narradores que nos levam para longe ao som do que têm para nos contar.
Centro Internacional das Artes José de Guimarães e Casa da Memória, Guimarães; 5 de dezembro; às 11 e à 16 horas
Somos Todos Camões
Sobre a vida de Luís de Camões sabe-se pouco, pesar de ser uma das maiores figuras da literatura portuguesa. Assim, com base no livro As Aventuras do Trinca-Fortes, de Adolfo Simões Müller, e em biografias do poeta, João Garcia Miguel escreveu esta história que Rita Costa encenou.
O espetáculo, que conta com música ao vivo, pretende dar ao público um novo olhar sobre Camões, sem o infantilizar, mas adaptando-o às crianças, de forma divertida e sonhada. Para tal, apoia-se em lendas e estórias que se conhecem sobre este homem, mas contadas pela voz de uma mulher, a atriz Beatriz Gonçalves.
Teatro Ibérico, Lisboa, 4 a 5 e de 11 a 12 de dezembro; às 17 horas. Mais informações aqui.