Se vives na região da Grande Lisboa ou do Grande Porto, presta atenção, pois há muita coisa a acontecer. Eis algumas ideias.
1. Ciência e arte no Pavilhão do Conhecimento
Como este é o teu dia, se tens até 17 anos, a entrada é gratuita. E das 10 da manhã até às 7 da tarde, podes participar em várias atividades. Os teus irmãos mais novos podem assistir ao teatro para bebés e tu podes participar na oficina de mensagens secretas, onde irás aprender a codificar mensagens com materiais do dia a dia.
No exterior do Pavilhão, a trupe de artistas Uh!Topia vai receber-te com cor, arte e ciência e dar-te a oportunidade de te iniciares na arte do equilibrismo e do malabarismo.
No interior, haverá ainda tempo para um corrida sustentável, com carrinhos movidos a energia solar, e na Sala dos Relógios Catarina França orienta um workshop de ilustração científica onde a criatividade é o único requisito. Podes inscrever-te aqui.
Pavilhão do Conhecimento. Lisboa. Largo José Mariano Gago, 1. Tel.: 21 891 7100
2. Celebrar o 6.º aniversário do LU.CA
É verdade, o Teatro Luís de Camões já tem idade para ir para a escola, mas agora não vamos pensar em aulas nem nada disso. Para festejar o seusexto aniversário, o LU.CA apresenta o espetáculo de dança Invite-moi (que em português quer dizer ‘convida-me’) da Compagnie Pyramid, de França.
Fala de uma criança que não foi convidada para a festa de aniversário do seu colega da escola e do sentimento de injustiça, detristeza imensa e das muitas perguntas que esse menino colocou. “Porque é que não me convidas para a tua casa? Por que me deixam de lado?” Apesar de o tema parecer um pouco triste, na verdade este espetáculo tem humor e fantasia, mas também há perseguições, confrontos, lutas, reencontros.
LU.CA – Teatro Luís de Camões. Lisboa. Calçada da Ajuda, 80. Tel.: 21 593 9100. Em cena nos dias 1 e 2 de junho. M/6
3. Música, teatro e circo no Parque da Paz
Como já é habitual, o Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, organizado pelo Teatro Extremo, “salta” para o meio da natureza no Dia da Criança e transforma o Parque da Paz, em Almada, num enorme palco onde tudo pode acontecer.
Põe o chapéu e leva piquenique porque a partir das 10h30 até ao fim da tarde, há muitos espetáculos para ver e oficinas de brincadeira em que podes participar. Teatro musical, marionetas, dança e circo fazem parte de um menu muito apetitoso (não, não estamos a falar da banana aqui do lado…)
O dia termina com o baile “Um, Dois, Trio”, da PédeXumbo, em que todos são convidados a dançar. Alinhas?
Parque da Paz, Almada. Rotunda do Centro-Sul
4. Há festa em Serralves
Começa hoje mais uma edição de “Serralves em Festa”, com centenas de artistas a preencher as próximas noites e dias. Nem todos os espetáculos são dirigidos ao público mais jovem, mas no sábado, dia 1, tens muito para ver.
Logo pelas 11 horas, na clareira da Bétulas, o vaivém Circo apresenta Esencial, na imagem em cima, leva-te numa viagem mágica e um pouco desequilibrada (ou nem por isso). Ao meio-dia e meio, no bosque das faias, mais circo, em As Férias de Madame Roulotte; às duas e meia, no pátio da nogueira, a companhia Moi Jordana apresenta Taller de Malabars.
Fundação Serralves. Porto. R. Dom João de Castro, 210. Tel.: 22 615 6500