José Saramago é o escritor português mais conhecido no mundo, pois recebeu um galardão muito importante: o Nobel da Literatura. Foi em 1998, e o País ficou orgulhoso do seu primeiro Nobel das letras, mas Saramago recebeu muitos outros prémios.
Contudo, muitas décadas antes, quando era miúdo e brincava nos campos junto da casa dos avós, na Azinhaga, Zezito nem imaginava que atingiria tais feitos na sua vida. Afinal de contas, este rapaz brincalhão e aventureiro não estava habituado a livros.
Na sua casa, havia apenas um, A Toutinegra do Moinho, que a família guardava como se se tratasse de um tesouro! E só aos 12 anos é que o jovem José recebeu o seu primeiro livro para ler nas férias, oferecido pela mãe. Esta é uma das histórias interessantes sobre a vida de Saramago, que podes descobrir na edição de novembro da VISÃO Júnior.
Apesar de não ter tido muitos livros na sua infância, José Saramago acabou por escrever um aos 25 anos. Depois, só aos 44 escreveu o segundo, mas nunca mais parou. Da sua obra fazem parte livros como Memorial do Convento, A Jangada de Pedra, A Viagem do Elefante, entre muitos outros.
Saramago morreu a 18 de junho de 2010, com 88 anos, e como herança deixou-nos quase duas dezenas de romances, peças de teatro, livros de contos, de poesia, entre outros.
Mas também escreveu livros infantis, e tu, provavelmente, já leste algum deles na escola. Ora vê.
A Maior Flor do Mundo
Conta a história de um rapaz que se afasta de casa e encontra proteção na sombra de uma flor enorme.
O autor começa por dizer que não sabe escrever para os mais pequenos, mas tem uma ideia para uma história, mesmo com palavras difíceis (mas não muito), e não resiste: desata a contá-la.
Era uma vez um menino que vivia aventuras que o levavam a percorrer muitos caminhos, a seguir um rio, a saltitar entre as árvores, a atravessar o mundo todo. Um dia descobriu uma flor já murcha, prestes a morrer, e é então que decide salvá-la e fazer dela a maior do mundo.
O Silêncio da Água
Uma fábula escrita a partir de uma memória de infância de Saramago sobre uma pescaria.
O Lagarto
Um conto sobre um misterioso lagarto que aparece, um dia, no Chiado, em Lisboa, e que causará uma enorme confusão.
O Conto da Ilha Desconhecida
A história de um homem que vai pedir um barco ao rei para descobrir o que ainda não foi descoberto.
Jerónimo e Josefa
A história dos avós do escritor, como ele a contou quando recebeu o Prémio Nobel, ilustrada por João Fazenda.
Os livros de José Saramago têm feito parte das listas candidatos às eleições de ‘Miúdos a votos: Quais os livros mais fixes’. E recebem muitos votos!
Agora, podes recordar alguns dos trabalhos sobre os seus livros apresentados durante a campanha deste ano e de edições anteriores.
‘As Intermitências da Morte’ – tempos de antena
Ouve aqui os podcasts sobre o livro de José Saramago
Alunos da Escola Prof. Manuel Martins Alves «ajudam» Saramago
Os alunos da Escola Prof. Manuel Martins Alves, em Loulé, criaram uma dramatização muito original a partir do livro «A Maior Flor do Mundo». Tão original que até os alunos ajudam o escritor que foi Prémio Nobel da Literatura!