Ir ao dentista é uma chatice, mas é pior (e mais doloroso) ter dentes estragados e cheios de cáries. Por isso mesmo, os médicos da Mundo a Sorrir – uma associação cujo presidente até já foi distinguido com o prémio Os Nossos Heróis da VISÃO Solidária – andam pelos País a promover boas práticas de saúde oral, como as que estão no vídeo desta notícia.
O spot foi feito para o Programa para a Inclusão e Vida Saudável, uma ideia do Governo dirigida a crianças e jovens e que é financiada com dinheiros do Fundo Social Europeu (entre outras fontes).
O objetivo deste programa nacional é melhorar as condições de vida da população, dando a conhecer estilos de vida saudáveis e prevenindo o aparecimento de certas doenças, como a diabetes ou a cárie dentária.
Desde janeiro de 2014, quando o PIVS começou, os médicos dentistas da Mundo a Sorrir já ajudaram 64 mil crianças e jovens a terem sorrisos mais bonitos e bem tratados.
Além disso, distribuíram mais de 44 mil escovas e pastas dos dentes. Tudo sem cobrarem um tostão. Por essa razão chamam-se voluntários: prestam cuidados como um dentista normal, mas não recebem salário pelas funções na Mundo a Sorrir.
Resta dizer-te que a associação comemorou dez anos no dia 18 de abril com uma mega-festa de angariação de fundos, no Palácio da Bolsa, no Porto. Houve 380 convidados e o Pedro Abrunhosa cantou para animar a noite.