Durante a campanha eleitoral de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, as escolas e os alunos podem criar cartazes e material de propaganda, organizar debates, sessões de esclarecimento e comícios, produzir podcasts para os tempos de antena de rádio, gravar vídeos e booktrailers, fazer campanha através das redes sociais.
Criar programas na rádio da escola ou em rádios locais, escrever artigos para o jornal escolar, compor canções e encenar peças de teatro ou dramatizações, entre muitas outras atividades, são excelentes formas de cativar os teus colegas a votar no teu livro-candidato.
O foco deve ser sempre tormar os livros o centro das conversas e das brincadeiras de recreio, contagiando os outros a ler. É importante ter sempre em conta os princípios de igualdade de oportunidades de todos os candidatos, permitindo a todos os grupos terem o mesmo ‘tempo de antena’ dentro da escola.
Lembra-te que a campanha ainda agora começou, mas prolonga-se até 10 de março. No dia 11 não se faz campanha, pois é o dia de reflexão (pergunta aos teus professores o que significa isto), anterior às eleições, que se realizam a 12 de março.
Aqui ficam algumas ações realizadas por alunos nas edições anteriores que te podem dar boas ideias para a tua campanha.
A música e o teatro são sempre uma boa ideia para cativar a atenção dos teus colegas.
Usa a tecnologia para fazer um booktrailer é uma opção muito apreciada pelos alunos mais velhos. Que tal experimentares?
A imaginação não tem limites, por isso, há quem pense em atividades “fora de caixa”, que costumam fazer muito sucesso.
O Carnaval é sempre uma boa oportunidade para fazer campanha e sair à rua. Queres ver o que fizeram os alunos de Penela numa edição anterior?
Os podcasts são uma forma interessante de divulgar o teu livro-candidato. Se a ideia te agrada, pede aos teus professores para te inscrever no webinar ‘Como Criar um Podcast?’, que se irá realizar no dia 24 de janeiro, às 10h30. Os professores podem fazer a inscrição aqui.