Joana e Júnior nunca se separavam e não largavam o seu fiel amigo Gão, o cão mais esperto que alguma vez tiveram.
Numa tarde de calor, decidiram procurar um local fresco, pois já não suportavam aquela temperatura tão quente. Até Gão andava sempre com a língua de fora, cheio de sede, ansioso por uma pinguinha de água.
Andaram bastante, até chegarem a uma sombra. Gão não parava de escavar a terra seca.
– O que se passa, Gão? Porque escavas tanto? – Perguntou Júnior.
– Ão, ão, vi uma luz aqui perto – afirmou Gão, cheio de curiosidade – temos que averiguar.
Puseram mãos à obra e, sem perder tempo, revistaram todos os cantos e recantos, até que encontraram um objeto estranho. Júnior pegou nele e observou-o, com atenção.
– Um GPS! – Afirmou ele, muito espantado.
Mal acabaram de pronunciar estas palavras, observaram que uma luz muito brilhante saía daquele objeto. Tentaram perceber o que era, mas não tiveram tempo. Sem perceberem como, sumiram no espaço. Aquele objeto estranho conduzira-os para o planeta dos seus sonhos.
– Onde é que estamos? – Perguntou Joana, assustada.
Júnior olhou para o GPS e leu “MARTE”.
– Estamos em MARTE, Joana! Uns seres estranhos caminham na nossa direção. Devem ser os marcianos.
Estes aproximaram-se e Gão começou a ladrar, com medo que fizessem mal aos seus donos. Mas, talvez por magia, o cão calou-se, abanou a cauda e olhou para eles como quem pede “Não nos façam mal!”. Pelo contrário, os marcianos receberam-nos muito bem, levaram-nos para a feira de S. Júnior, que decorria há alguns dias. Havia muita animação, muita alegria e boa disposição.
Joana e Júnior estavam deslumbrados!
– Júnior, já reparaste que os marcianos são todos iguais? Não há pobres nem ricos, não há feios nem bonitos, não há zangas, nem conflitos…
– É verdade! Era bom que na Terra também fosse assim!
Joana sentiu algo macio a tocar no seu rosto.
– Ão, ão! Acorda, Joana. Está na hora! – Ladrou Gão, preocupado…
Trabalho realizado pela turma 1 do 6ºano e pela professora de Português, Laura Barros, da Escola EB 2/3 Dr. João de Barros, Figueira da Foz.