Eram férias de verão e estava um dia de muito calor na Nazaré. A praia estava cheia de gente, pois o campeonato de surf estava prestes a começar.
Júnior, Joana e Gão decidiram ir assistir bem de perto, levando o barco dos avós.
Já no mar, aperceberam-se que o nível do combustível estava a descer e que a corrente ia ficando mais forte, levando-os para o meio das ondas.
Ao longe, o surfista Garrett McNamara dera conta do barco à deriva e resolvera alertar a mota de água de apoio.
– Oh não, Júnior! Estamos a ficar à deriva! – gritava assustada a Joana.
– Calma, alguém nos há de vir salvar. – afirmava Júnior confiante.
– Como podes ser tão otimista?! Já viste onde é que estamos?! – dizia a menina em pânico.
Entretanto Gão, apercebendo-se do perigo, tentava acalmá-los, lambendo-lhes as mãos, seguro de que tudo iria acabar bem. A certa altura, orgulhoso da sua raça, o cão d’ água atirou-se ao mar e tentou procurar ajuda, desconhecendo que esta já se encontrava a caminho.
Ao mesmo tempo, aproveitando uma onda gigante, o surfista aproximou-se do pequeno barco e gritou numa mistura de português estranho e inglês:
– Calma! Espera … my friend is coming!
Ao ouvir isto, Joana acalmou e ao longe começou a ouvir o som da sirene de um barco.
– Aqui, aqui! Estamos aqui!-gritaram acenando.
O barco da polícia marítima aproximou-se, parou e os agentes resgataram Júnior e Joana, que perguntaram de imediato pelo seu companheiro Gão.
– Está aqui! Ele também foi herói nesta aventura!- respondeu sorridente o comandante da embarcação, devolvendo-lhes o seu amigo.
Quando chegaram a terra, ainda tiveram tempo de ver Garrett McNamara a receber o primeiro prémio do campeonato. Mas, no final da cerimónia, surgiu uma condecoração inesperada: Gão é chamado ao pódio para receber, das mãos do surfista americano, uma medalha pelo histórico salvamento naquela bela praia da Nazaré.
Trabalho dos alunos do 6.ºA da EBI de Miraflores, com a Professora Judite Saraiva