14. ESCOLA BÁSICA 2,3/S AQUILINO RIBEIRO, PORTO SALVO – PADRINHOS E MADRINHAS
Desde o ano letivo 2008/2009 que a escola promove a iniciativa ‘Padrinhos e Madrinhas’, que consiste no apadrinhamento dos alunos mais novos pelos mais velhos. Este ano, estão envolvidos no projeto todos os alunos do 5.º ano da escola, ou seja, 80 estudantes, que são apadrinhados por 19 alunos do 6.º ano em regime de voluntariado. Em conjunto, os alunos desenvolvem atividades como a celebração de datas festivas em contexto de sala de aula ou da biblioteca da escola. Muitos dos trabalhos realizados em conjunto são expostos na escola. O projeto decorre ao longo de todo o ano letivo e tem como objetivo fomentar as relações entre pares e autoconfiança dos alunos, tanto daqueles que gostam de ser ajudados pelos mais velhos, como dos que se orgulham de desempenhar o papel de “professores” dos mais novos.
19. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO, BRAGA – SOLIDARIEDADE ATIVA
Com dez anos de atividade, o projeto Solidariedade ativa procura envolver os alunos em atividades de voluntariado. Este ano, estão envolvidos 70 alunos de todos os níveis de ensino da escola, do 5.º ao 9.º ano. Mas quando organizam campanhas de recolha de bens para apoiar as famílias dos alunos mais carenciadas do Agrupamento (atualmente estão sinalizadas 32 famílias) procuram envolver toda a comunidade escolar, cerca de 600 alunos e 80 professores. As campanhas de recolha de bens realizam-se trimestralmente e são organizadas por estes alunos. Cerca de 130 alunos beneficiam do voluntariado dos colegas que se revela através do acompanhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais, apoio aos alunos mais novos pelos mais velhos que assumem o papel de Monitores no espaço da biblioteca, explicações a colegas com dificuldades em matérias específicas.
21. EB1/JI DO LIDADOR, MAIA – TODOS AMIGOS
O objetivo é mobilizar os alunos da escola de forma a contribuírem ativamente para a inclusão dos alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) nas atividades do recreio. Estão envolvidos os alunos do 1.º ciclo, num total de 144 estudantes, além dos seis alunos da escola inseridos na UAEM. O objetivo é combater o isolamento dos alunos da UAEM e potenciar o seu desenvolvimento motor e cognitivo através do convívio com os colegas. Ao mesmo que a comunidade escolar se torna mais solidária e aberta à inclusão. Realizam-se ações de sensibilização nas várias turmas sobre a importância da inclusão em atividades lúdicas, há sempre dois alunos que se responsabilizam por integrar os alunos da UAEM nas brincadeiras do recreio e dinamizam-se atividades de grupo mensais.
22. ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DO ESTEVAL, MONTIJO – APADRINHAMENTO NA ESCOLA
O projeto foi lançado em setembro do ano passado e, atualmente, há 20 alunos do 9.º ano envolvidos no apadrinhamento da Unidade de Ensino Estruturado da escola do qual fazem parte 5 crianças autistas. Os alunos do 9.º I sentiram que deviam agir para combaterem o isolamento dos colegas procurando mostrar aos outros colegas da escola que a diferença deve ser respeitada. Assim, criaram o projeto de apadrinhamento que levou ao desenvolvimento de vários trabalhos de grupo e atividades lúdicas, desde o apoio nos trabalhos da escola, à ajuda nas atividades diárias ou o visionamento de filmes. Também apresentarem em conjunto uma peça de teatro sobre a segurança na internet. Para o final do ano está agendada uma visita de estudo conjunta ao Zoomarine.
42. COLÉGIO SÃO JOÃO DE BRITO – ‘TUTORES EM AÇÃO!’
Bolsa de tutores voluntários, no total de 78 alunos, que disponibilizam uma hora de almoço ou uma tarde depois das aulas para apoiarem os alunos mais novos no estudo de algumas disciplinas, na organização dos cadernos e no treino de métodos de estudo. Os voluntários recebem formação. O projeto é coordenado pela psicóloga da escola, permitindo coordenar o trabalho que está a ser feito pelo tutor com o trabalho desenvolvido pelo professor dentro da sala de aula. Os tutores têm também como função alertar a escola caso haja circunstâncias da vida do aluno que possam estar a afetar o seu desempenho escolar.