Quando a vemos fazer truques e “voar” com o skate nos pés acontecem duas coisas: primeiro, ficamos de boca aberta e, depois, pensamos “Ela deve treinar mesmo muito…”. Sim, é verdade, Sky Brown, a talentosa skater inglesa de 11 anos, passa muito tempo em cima da tábua, mas fá-lo só porque gosta. “O skate é uma brincadeira. Eu não treino de verdade, não tenho treinador. Só ando de skate. É fixe aprender truques novos, e quero fazê-lo bem em Tóquio”, explicou Sky numa entrevista aos Jovens Repórteres do Comité Olímpico Internacional (IOC Young Reporters).
Começou a andar de skate quando tinha apenas 4 anos e foi o pai quem a ensinou. Depressa percebeu que tinha talento para este desporto radical e em pouco tempo deu nas vistas nos halfpipes e skateparks que frequentava.
E isso nota-se: 2019 foi um ano cheio de prémios. Ganhou a medalha de ouro no Campeonato Nacional de Skateboard do Reino Unido e a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Skate Park de São Paulo (Brasil). Atualmente, está na 3ª posição do ranking mundial feminino na modalidade de Skate Park, uma das que será disputada nos Jogos olímpicos.
Tóquio, aqui vou eu!
Agora, o objetivo é garantir um lugar na equipa de skate que partirá rumo à capital japonesa, em Julho, para disputar os Jogos Olímpicos (JO). Se o conseguir, terá 12 anos, o que fará de Sky Brown uma das mais jovem atletas de sempre a participar nesta importante competição. Ainda para mais, esta será a primeira vez que o skate faz parte dos JO, assim como o surf, o beisebol (masculino), o softbol (feminino), o karaté e a escalada – lê sobre isto aqui.

Será que está ansiosa com tantas novidades? “Não me sinto nada nervosa”, garantiu Sky aos Jovens Repórteres. “Vai ser muito fixe ser a mais jovem participante dos JO. As pessoas podem pensar que sou demasiado nova ou que não vou conseguir, mas eu quero mostrar a toda a gente que isto não tem nada a ver com o nosso tamanho ou idade”.
“Quero ir ao Jogos Olímpicos para inspirar outras raparigas, para lhes mostrar que podem fazer qualquer coisa. Estou entusiasmada”
Não penses que o único talento de Sky Brown é o skate. Também pratica surf e até pensou em tentar participar nos Jogos de Tóquio nestas duas modalidades, no entanto, acabou por escolher apenas uma para se dedicar mais a ela. Quanto a desportos de inverno, pratica snowboard e gosta de fazer patinagem artística. Na verdade, Sky, para além de ser uma atleta importante também tem jeito para as artes. Gostava de aprender a tocar viola e dança. Até já participou num programa de talentos muito popular nos EUA, o “Dança com as Estrelas: Júnior”, que venceu, em 2017.
Com tanta responsabilidade e talentos, conseguirá ser uma pré-adolescente como as outras? Sky diz que sim: “Eu descanso, vejo TikTok e Netflix. Gosto de comidas deliciosas e vou à escola. Gosto de Música e Matemática. Não sou uma aluna excelente, mas gosto de aprender.”
Ora vê alguns truques de Sky no vídeo abaixo: