Toma nota: temos o novo volume do bestseller mundial O Diário de um Banana, todos os anos o livro mais procurado; uma novela gráfica de terror e várias narrativas premiadas, com histórias envolventes e atuais; uma nova coleção deliciosamente disparatada; guias de ciência e tecnologia; e duas obras especiais: um livro escrito em linguagem neutra, e um manifesto pelo direito dos mais jovens a serem ouvidos.
O Diário de um Banana 18: Fritar a Pipoca
O livro mais aguardado do ano!
Como é habitual nesta altura do ano, já podemos ter nas mãos o novo livro da coleção juvenil mais lida em todo o mundo! Jeff Kinney, o autor bestseller da coleção O Diário de um Banana continua a cativar novos leitores com as peripécias do incomparável Greg Heffley, família e amigos.
Todos sabemos que o Greg nunca foi um aluno empenhado. Por isso, quando ameaçam fechar a escola, ele não está nem aí para o assunto e até fica com um ligeiro brilho no olhar. Só que o caso muda de figura quando o Greg percebe que aquele encerramento significa ir para uma escola ainda pior. Isso, sim, é uma verdadeira tragédia! É hora de arregaçar as mangas e arquitetar um plano para evitar o que parece inevitável. Mas será que o Greg vai conseguir arranjar a solução perfeita antes de FRITAR A PIPOCA?
Indomáveis 2: O Mundo É um Lugar Injusto
A história mais fascinante que irás conhecer
A fascinante história da humanidade contada de forma muito apelativa prossegue no segundo volume da série Indomáveis, de Yuval Noah Harari, que investiga as origens do poder e da desigualdade. Porque é que uns poucos detêm o poder e controlam todos os outros?
Depois de Como Tomámos Conta do Mundo?, neste segundo livro, O Mundo é um Lugar Injusto, vamos perceber como é que alguns humanos se tornaram reis e outros escravos. E de que forma isso está relacionado com as plantas e os animais, e com as histórias que contamos e em que acreditamos. As pequenas tribos viviam com histórias simples. Os grandes reinos precisam de histórias grandes e complicadas, que fazem com que as pessoas aceitem injustiças. Uma série com as incríveis ilustrações de Ricard Zaplana Ruiz.
O Fantasma de Anya / Bem-vindos ao Sul
Duas narrativas premiadas sobre crescimento e amizade
Uma adolescente insegura cai num poço antigo e fundo, e faz amizade com o fantasma de uma rapariga do século passado. O tema do crescimento é magistralmente tratado em O Fantasma de Anya, uma história de terror em formato de novela gráfica, multipremiada e aclamada pela crítica. Mergulha nesta narrativa original, cheia de segredos, reviravoltas e emoção.
Bem-Vindos ao Sul é igualmente uma narrativa premiada e muito atual. Contada na primeira pessoa, fala de crescimento, amizade, exclusão social e o papel das redes sociais na vida contemporânea. Aborda as temáticas da pressão dos pares, da ilusão das aparências e da importância das amizades verdadeiras. Uma adolescente descobre que não tem planos para o verão, ao contrário dos seus colegas que vão para locais de sonho. Na escola, diz que vai passar férias ao Sul e cria um cenário para fotografias fictícias. A mentira vai crescendo através de partilhas nas redes sociais até que alguém descobre e ela terá de assumir o que fez… com aquele que se vai tornar o seu melhor amigo, bem real, de carne e osso.
Esta obra venceu o mais importante prémio alemão de literatura infantojuvenil, e foi traduzida diretamente do norueguês pelo escritor João Reis.
Hachiko: O Cão que Esperava
Baseado numa história real que comoveu o mundo
O professor Ueno é um homem íntegro e disciplinado, de horários rígidos, que trabalha na universidade de Tóquio. Um dia, traz um cão para casa, Hachiko, para oferecer à filha, e com ele desenvolve uma ligação muito especial. Tornam-se inseparáveis, e Hachiko vai fazer mais do que alterar as rotinas do professor, vai fazê-lo apreciar a beleza das pequenas coisas e construir uma profunda amizade.
Este livro multipremiado baseia-se numa história real que tem cativado pessoas em todo o mundo e que foi alvo das mais variadas adaptações, nomeadamente para livros e cinema. Uma história de fidelidade de um cão para com o seu dono, que nem a morte consegue por fim. As belíssimas ilustrações que acompanham a narrativa são de Zuzanna Celej. Podes ler aqui uma entrevista ao autor, Lluís Prats.
O Herói do Autocarro Noturno / Eu, O Meu Pai e o Fim do Arco-Íris
Histórias atuais e envolventes, com narrativas poderosas
O Herói do Autocarro Noturno é uma nova história repleta de força narrativa e personagens inesquecíveis, de Onjali Q. Raúf, a multipremiada autora do bestseller O Rapaz ao Fundo da Sala. Desta vez, a trama fala de bullying, capacidade de mudar e segundas oportunidades. Narrada de forma original pela voz de um bully, a história interpela os leitores acerca de vários temas importantes, e dá a conhecer a realidade dos sem-abrigo, tantas vezes invisível e incompreendida na nossa sociedade. Entrevista à autora para ler aqui.
No livro vencedor do Diverse Book Awards para Melhor Livro Infantil, Eu, O Meu Pai e o Fim do Arco-Íris, os pais do Archie vão separar-se. Mas o que mais o aborrece é a sensação de que eles lhe estão a esconder alguma coisa. E isso confirma-se quando ouve uma discussão e descobre que o pai é gay. Uma viagem emocionante que acompanha o protagonista desta história, e alguns amigos inesperados que ele encontra pelo caminho, num tributo ao amor, à bondade e à amizade. Um livro premiado que reflete habilmente sobre relações familiares, tolerância, inclusão e identidade. Podes ler aqui uma entrevista ao autor, Benjamin Dean.
O Pó das Estrelas de Onde Viemos / Olá, Robot
As maravilhas da Química e os desafios da Inteligência Artificial
Da mesma dupla fantástica que nos trouxe A Tabela Periódica, já no Plano Nacional de Leitura, chega este novo guia recheado de curiosidades, e visualmente deslumbrante, sobre o mundo da Química. O astrónomo Colin Stuart e o ilustrador Ximo Abadía voltam a fazer faísca e transformam informação científica complexa em poesia visual e narrativa. Porque o mundo é mais do que se vê, este livro desvenda a beleza oculta em tudo o que existe, brilha, circula e pulsa. A magia dos elementos é inesgotável. Um livro recomendado pela Sociedade Portuguesa de Química.
Desde sempre os seres humanos quiseram construir máquinas inteligentes, capazes de realizar tarefas cada vez mais complexas, que implicam raciocínio, planeamento, decisão. Mas será a inteligência artificial capaz de replicar a mente humana? Olá, Robot é um livro incrivelmente atual, que discute questões fundamentais sobre o futuro da tecnologia e os desafios éticos que surgem num mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial. Para onde caminhamos? Que cenários conseguimos imaginar?
A Pior Semana de Sempre
Já tiveste uma semana má?
Chegou uma nova coleção repleta de humor, personagens loucas, situações embaraçosas e toneladas de disparates! Histórias superdivertidas, com um protagonista azarento (o Justino Caçador), um gato maldisposto, um bully que também é o Capitão da Escola, uma mãe que acabou de casar de novo com um vampiro (será?) e um pai canalizador que conduz uma sanita gigante. A semana tem tudo para correr mal!
Segunda e Terça são os dois primeiros volumes, já disponíveis, de uma série hilariante e desmiolada, editada pela Booksmile, da autoria de uma dupla incrível: Eva Amores e Matt Cosgrove.
No Meu Bairro
Se uma história incomoda muita gente…
Se calhar viste notícias sobre este livro na TV ou nos jornais. Houve uma invasão no evento de lançamento do livro, e surgiram protestos, mas também uma grande onda de solidariedade para com os autores e a editora.
E, afinal, porquê a polémica? Apenas porque o livro conta histórias em rima, sobre 12 crianças diferentes, e usa um tipo de linguagem neutra e inclusiva, não binária, baseada no sistema gramatical ELU.
Rodrigo quer comprar um vestido; Beatriz, a cigana feliz; Dinis deu o grito que sempre quis; e Daniela, a feminista à janela são algumas personagens que podemos conhecer, através dos poemas da Lúcia Vicente e das ilustrações do Tiago M., os dois criadores deste livro sobre inclusão e diversidade. Nele encontramos ainda um «Manual de apoio para educar pessoas conscientes, empáticas e respeitadoras das individualidades e das diversidades».
A Cruzada das Crianças
Fazer ouvir a nossa voz
Há muitas histórias dentro da História. De algumas nunca saberemos se são verdadeiras ou inventadas. É o caso da Cruzada das Crianças que terá ocorrido em 1212, formada por uma multidão composta essencialmente por crianças.
O escritor Afonso Cruz inspirou-se neste episódio do passado para escrever uma história no presente, em que dá voz às reivindicações das crianças por um mundo melhor. Serão ideias ingénuas e utópicas? Talvez. Mas só quem não se deixa derrotar pela realidade pode sonhar com a criação de um mundo mais justo, humano e harmonioso. Uma obra para dar que pensar a leitores de todas as idades. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.