Nunca sábados e domingos de chuva foram tão bem aproveitados. E os de sol também. Ou não fosse a Gulbenkian aquele recanto mágico, no centro de Lisboa, com um riacho, patinhos e flora de todas as cores e feitios. E guardiães de pedra escondidos na vegetação, silenciosamente à espera que os visitantes saiam para que possam começar a sua festa. Este ano, mais do que nunca, a festa é para todos. A Gulbenkian preparou uma mão cheia de oficinas que prometem divertir, encantar e ensinar, onde poderás passar bons momentos, sozinho ou em família.
Se o desenho é a tua cena, tens muito por onde escolher. A oficina Desenho Para Mentes Curiosas, parte de obras do Museu Gulbenkian para criar um novo olhar através do desenho. Uma das sessões consistirá em aprender com as atmosferas de um dos mais famosos pintores de sempre: William Turner. Haverá também espaço para o retrato de Helena Fourment, pintado por Peter Rubens, e para desenhar o sorriso da escultura de Flora, a deusa romana das flores. Não te esqueças de levar lápis e caderno de desenho!
Já a oficina criativa Carrinho das Artes convida as famílias a descobrirem as obras do museu e a realizarem atividades plásticas em conjunto.
Na oficina de expressão plástica Pequenos Grandes Olhares, uma visita à exposição Entre Olhares, Encontros (In)comuns será o ponto de partida para, em família, criares um livro-exposição. Neste percurso de descoberta e experimentação serás convidado a registar os olhares e impressões, teus e de quem estiver contigo, para que vejas com olhos de ver as muitas obras que habitam, temporariamente, o espaço da Biblioteca de Alcântara.
Se te interessas pelo Antigo Egipto, não deixes de participar em Poemas aos Faraós. Já reparaste que há palavras que se transformam em sons? E ritmos que se transformam em movimento, texto e voz? Diz, Osíris, Nefertiti, Sun Ra, Pharaoh Sanders… e repete! Sentiste-te a ser transportado para o Antigo Egipto? É isso mesmo que vai acontecer. Neste workshop de spoken word e performance, vais usar as tuas palavras, a tua voz e o teu corpo, para seguires numa viagem rumo ao tempo e ao espaço das pirâmides.
E porque não há Gulbenkian sem aquele jardim mágico que a envolve, tens também a oficina Viagem à Mata Portuguesa em 10 Árvores, onde vais poder conhecer algumas árvores, como o salgueiro e o amieiro, ou o freixo e o teixo, nas suas dimensões históricas, botânicas, literárias, culturais e mitológicas.