Se pensas que um festival de cinema é coisa de adultos e não te diz respeito, temos uma notícia para ti: não é. Apesar de “cinema documental” parecer um palavrão muito sério, na verdade significa apenas que são filmes que nos falam de factos, situações e pessoas reais.
Ou seja, os documentários são uma maneira de nos mostrar como vivem pessoas diferentes de nós, com culturas e tradições tão diferentes das nossas, algumas que vivem no mesmo país que nós e outras que vivem noutros países.
O DocLisboa acontece em Lisboa e da sua programação fazem parte vários filmes dirigidos a miúdos como tu. Os filmes vão ser exibidos em sessões dirigidas às escolas, durante a semana, em horário escolar, entre os dias 24 e 27 de outubro.
Que tal ir ao cinema com a tua turma?
As sessões de cinema DocEscolas levam-nos numa viagem até aos povos originários do Ártico e
da América do Sul, e dão-nos a conhecer a sua história, o seu dia a dia, resistência e desafios. Os filmes deste ano dirigem-se a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário e abordam assuntos como a música, o trabalho, a infância, as migrações, a política e a educação.
São 12 sessões, que terão lugar na Culturgest, no Cinema São Jorge e na Cinemateca. Deixamos-te aqui algumas sugestões, mas podes consultar o programa completo aqui. Se achares interessante, podes falar com os teus professores e sugerir uma ida ao cinema com a tua turma.
“Continuar a Viver ou os Índios da Meia Praia”
Filme sobre a experiência levada a cabo após o 25 de abril de 1974 na comunidade piscatória da Meia-Praia (Lagos).
24 Outubro, 10 horas. Cinemateca Portuguesa – Sala Félix Ribeiro. A partir do 2º ciclo
“Fogo no Lodo”
Unal é uma aldeia de produtores de arroz, os primeiros a envolver-se na revolta armada contra o colonialismo português na Guiné-Bissau. Hoje, continua assombrada por memórias da guerra nos rituais, paisagens e música tecno.
25 Outubro, 10h30. Culturgest – Pequeno Auditório. A partir do 3º ciclo
“Pudana – Last of the Line”
(Pudana, a última da fila, numa tradução livre)Uma menina nenetse é levada contra a sua vontade da tenda onde vive para um colégio interno numa aldeia remota na Rússia. Forçada a adaptar-se a uma cultura estranha e a novos hábitos, revolta-se e é maltratada pelos colegas e professores.
Sessão Especial: O Futuro, 2050
Apresentação de filmes realizados por alunos da Escola Artística António Arroio, de Lisboa, e do filme “Bentuguês”, que venceu o prémio de Melhor Primeiro Filme Português do Doclisboa no ano passado. Os filmes tentam imaginar como será o mundo em 2050.
26 Out, às 14 horas. Cinema São Jorge – Sala 3. A partir do 2º ciclo
Oficinas Doc 4kids: meter mãos à obra
No DocLisboa, contudo, não tens de ficar sentado o tempo todo a assistir a filmes. Também podes participar em oficinas que, claro, têm todas como poto de partida um filme. Pode ser uma curta-metragem ou um pequeno excerto de um filme mais longo. As atividades desenrolam-se através da partilha de ideias
inspiradas pelo cinema.
As oficinas estão divididas por ciclos de ensino e por idades, dos 6 aos 15 anos. Podes participar com a tua turma ou inscreveres-te numa oficina de fim de semana. As oficinas para escolas têm a duração de uma hora e meia e as oficinas de fim de semana duram 2 horas.
Como te podes inscrever nas oficinas?
Vê com os teus pais ou professores mais informações aqui. As inscrições para as oficinas escolares são feitas através deste formulário. Se queres participar numa oficina de fim de semana, tens de preencher este formulário. Em baixo, podes ver os dias e os locais onde vão realizar-se as oficinas de fim de semana.
Oficina ‘Como definir o outro?‘
Eu sou diferente dos outros e/ou os outros são diferentes de mim? A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o outro para nós através de testemunhos filmados.
21 outubro (sáb), 11 horas, Museu do Aljube (6 aos 9 anos) e às 15 horas, no Museu Nacional de Etnologia (12 aos 15 anos); 22 outubro(dom), 15 horas, Museu do Aljube (8 aos 12 anos + famílias)
Oficina ‘O que é o trabalho?‘
Qual é a interpretação que eu faço da palavra “trabalho” e como é que eu a posso representar através dos seus gestos? A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o trabalho através de testemunhos e ilustrar as nossas definições através de planos fixos de gestos representativos do trabalho para nós.
28 outubro (sáb), 11 horas, Museu do Aljube (12 aos 15); 29 outubro (dom), 15 horas, Museu do Aljube (6 aos 9 + famílias)
Oficina de Fotografia Fujifilm Bazar do Vídeo
Esta oficina divide-se em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira, vamos descobrir algumas técnicas fotográficas e caraterísticas de uma câmara fotográfica. Na parte prática, os participantes realizam um passeio fotográfico: cada um terá à sua disposição uma câmara Fujifilm, e poderá colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a parte teórica.
28 outubro (sáb), 10 horas, Bazar do Vídeo (12 aos 15 anos). Gratuito, limitado a 10 lugares
Toda informação sobre o Projeto Educativo do DocLisboa 2023.