O festival reúne ao longo de cinco dias (20, 21, 22, 28 e 29) diferentes bandas do panorama atual da música de fusão / urbana, como os The Very Best (dia 29), Tom Vek (dia 28) e Health (dia 22), num cartaz onde se destacam também os projetos: Owiny Sigoma Band (29) , Sun Airway (21) e Floating Points (22).
Programa do festival Jameson Urban Routes:
DIA 20
THE GRASSPOPPERS, novo projecto de Milton Gulli (Cacique 97), que reúne uma série de músicos, referências do dub e reggae nacionais. Este projecto fará um único concerto que será o do festival.
BEATBOMBERS, dupla que junta Dj Ride e Stereossauro, apresentam o novo disco “Tuga Breakz” no concerto em que contam com participação especial de RODRIGO AMADO.
JACQUES GREENE, produtor canadiano convidado pelos Radiohead para remisturar “Lotus Flower”. A banda britânica considerou esta remistura o single oficial da série de remistura que estão a fazer do seu último álbum.
JORGE CAIADO, valor emergente do clubbing nacional, foi o vencedor da edição deste ano da RedBull Academy.
DIA 21
DEAR TELEPHONE, banda bracarense que despertou o interesse do público e da crítica aquando da edição do single “Providence”, retirado do primeiro EP da banda “Birth of a Robot”. Fizeram a primeira parte do concerto de Anna Calvi no Porto.
SUN AIRWAY, o concerto no festival integra a primeira digressão europeia da banda. O disco de estreia “Nocturne of Exploded Crystal Chandelie” foi editado no final do ano passado (nos EUA) pela Dead Oceans, editora de projectos como Dirty Projectos ou John Vanderslice. Este ano editarão o 7″ “Wild Palms”. Foram um dos grandes destaques do Pitchfork Festival deste ano.
MICACHU (mentora do projecto Micachu and The Shapes) e
MATT DIDEMUS (dos Junior Boys) apresentam-se em formato
dj set. A primeira revela as suas influências musicais, desde o
indie ao
brit rock. Matt Didemus prepara um
set no qual cruz as suas referências musicais que usa para compor para os Junior Boys e as novas tendências do
clubbing
PAN SORBE (dj set)
DIA 22
THROES + THE SHINE, dois projectos portugueses que juntos em palco e cruzam o rock com o kuduro. Foram uma das grandes surpresas da edição deste ano do festival Milhões de Festa.
HEALTH, a banda californiana regressa a Portugal para um concerto no qual apresenta algumas das canções do 3º disco com data de edição prevista para o início do próximo ano.
FLOATING POINTS, produtor inglês, referência da cena clubbing internacional, tendo já produzido para editoras como a XL Recordings, Ninja Tune ou Domino Record, além de ter fundado a sua própria editora a Eglo Records.
MIKE STELLAR (dj set)
DIA 28
OLD JERUSALEM, projecto de Francisco Silva, apresenta em concerto o seu 5º e homónimo disco.
TOM VEK, faz a sua estreia em Portugal na sequência da edição do muito aguardado 2º disco “Leisure Seizure”, cujo single oficial foi ouvido pela primeira vez no programa de Zane Lowe da BBC Radio 1.
JOAKIM, produtor francês que teve grande influência na música electrónica, na última década. Chega ao Musicbox na sequência da edição do seu mais recente EP “Forever Young” e apresenta-se em formato dj set.
RUI MURKA (dj set)
DIA 29
TIGRALA, projecto de Norberto Lobo, Ian Carlo Mendonza e Guilherme Canhão, prometem um espectáculo especial para o festival.
OWINY SIGOMA BAND, projecto que reúne músicos ingleses e quenianos, tem ganho grande destaque no actual panorama da World Music. O álbum de estreia foi lançado pela editora de Gilles Peterson, a Brownswood Recordings.
THE VERY BEST regressam a Portugal em formato dj set e virão acompanhados pelo Mc MO LAUDI.
GRANADA (dj set)
ME DÁ SÓ SANGUE (dupla que junta João Gomes e Lady G Brown)
À semelhança das edições anteriores, a entrada é livre no primeiro dia. Para os restantes o bilhete custa 12 euros. À venda em www.blueticket.pt e locais habituais.