A BYD anunciou no início da semana que a marca premium Denza vai chegar à Europa. Apesar de ter vendido 4,2 milhões de veículos globalmente no ano passado, mais de 90% das vendas foram na China e apenas 3% foram carros Denza. Em 2024, a BYD teve 2,8% de quota de mercado nos veículos elétricos na Europa.
A fabricante chinesa pretende que a marca premium, que começou com uma parceria a meias com a Mercedes e agora é completamente da BYD, seja a ponta de lança para os avanços tecnológicos. Alfredo Altavilla, conselheiro especial da BYD para a Europa, explica que a Denza vai antecipar funcionalidades tecnológicas na Europa que depois irão aparecer em carros BYD, noticia a Reuters.
A estreia da Denza deve acontecer no final deste ano, com uma versão elétrica da carrinha desportiva Z9 GT com 1000 cavalos de potência, seguindo-se uma versão híbrida em 2026. Não se conhecem ainda a estratégia comercial ou outros lançamentos da marca para a Europa, mas o preço desta carrinha já é mais elevado do que o topo de gama BYD atualmente disponível na Europa, que está nos 72 mil euros.
Altavilla confirma que também a carrinha D9 está nos planos para chegar a partir do final deste ano: “O objetivo é tornar a Denza uma marca premium com uma linha completa”, salientando que o público-alvo são clientes com maior possibilidade de investimento e mais jovens, com apetência para a tecnologia.