Inicialmente, os planos da Volkswagen apontavam para o lançamento de um veículo elétrico de baixo custo para 2025. Agora, a empresa revela que quer lançar uma família de carros pequenos, elétricos e a um preço bastante mais baixo do que o das linhas atuais. A fabricante antecipou algumas imagens (não muito reveladoras) do primeiro modelo que deve custar cerca de 20 mil euros e deve estrear-se em 2027. A apresentação, no entanto, deverá ser feita já em março.
A inspiração para esta linha vem do 2021 ID.Life, um conceito apresentado há alguns anos. Ainda não há nome para esta nova série, mas o desígnio ID.1 parece encaixar nas ambições da marca. As linhas arredondadas da frente e os faróis LED semicirculares são dos poucos elementos que é possível apurar por agora, salienta o New Atlas.
Na quarta-feira, a empresa mostrou o conceito aos funcionários durante uma reunião em Wolfsburgo e o diretor executivo Thomas Schäfer descreveu a estratégia para os próximos anos, que inclui veículos de entrada de gama a custos acessíveis. “Um carro elétrico Volkswagen de elevada qualidade, a um preço acessível e lucrativo, da Europa para a Europa – isto é a Liga dos Campeões da engenharia automóvel”, descreveu o executivo.
A demonstração ao público deve acontecer em março, bastante antes da entrada em produção marcada para 2027.
Os veículos elétricos de baixo custo são vistos como fundamentais para a estratégia global da Volkswagen: dos 1,35 milhões de veículos elétricos ID vendidos desde 2019, a entrada de gama ID.3, com um preço de 33 mil euros, totaliza 500 mil unidades ou 37% do volume total. O primeiro passo é baixar o preço do ID.2, construído com a plataforma modular elétrica Volkswagen, para os 25 mil euros e começar a vender com este preço em 2026. Depois, em 2027, deve surgir o ID.1, com um preço abaixo dos 20 mil euros.