A histórica marca portuguesa de motas Famel, renascida em 2021 pelas mãos de Joel Sousa, recebeu um investimento de 2,45 milhões de euros do fundo NOVUS, gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco de Fomento. O anúncio do regresso da marca, com um novo modelo, foi feito nesta terça-feira, estando traçado o objetivo de produção de centenas de motas nos próximos anos.
A empresa está a aceitar pequenos investidores, com um capital mínimo de 10 mil euros, e já conta com cerca de 100 encomendas. As primeiras motas, todas elas elétricas, serão entregues nos primeiros meses de 2025. A E-XF, baseada no icónico modelo XF-17 de 1975, será lançada em duas versões, Café Racer e Clássica , com um preço base de 6,500 euros.
A nova E-XF terá uma potência máxima de 5 KW e poderá atingir os 100 km/h, com uma autonomia de 120 km, suportada por duas baterias. Um dos destaques da inovação tecnológica será uma aplicação para smartphones, que, nas palavras de Joel Sousa, tornará a mota “uma extensão da pessoa”.
A Famel, marca portuguesa que nasceu em Águeda em 1949 e faliu em 2002, será produzida em Anadia, com Joel Sousa a destacar o compromisso da marca em produzir “o mais português possível”, com 80% dos componentes a serem de origem europeia e metade deles provenientes de Portugal.
O plano de produção prevê a entrega de 800 unidades até 2026, crescendo para duas mil em 2029, com um total de 7 mil motas vendidas durante esse período, de acordo com o jornal ECO.
O investimento previsto nesta fase é de 3 milhões de euros e segundo Pedro Ortigão Correia, sócio da Magnify Capital Partners, o projeto não necessita de mais capital para arrancar. No entanto, novos investimentos poderão acelerar o processo de internacionalização da marca.
A Famel já despertou o interesse da comunidade emigrante portuguesa em países como França e Luxemburgo, e a estratégia da empresa passa por expandir a marca por toda a Europa, com a criação de uma comunidade em torno das suas motas.
Já é possível fazer a pré-reserva, da nova Famel, no site da marca.