Billy-Berclau Douvrin, em França, é a região escolhida para a primeira gigafábrica de baterias da Stellantis, TotalEnergies/Saft e Mercedes Benz. Esta será a primeira de três unidades planeadas para a Europa. A capacidade inicial de produção de 13 GigaWatts-hora vai evoluir até aos 40 GWh até 2030 e a fábrica deve iniciar operações ainda antes do final do ano.
A gigafábrica vai contribuir para o objetivo da Stellantis de aumentar a capacidade de fabrico de baterias para 250 GWh na Europa até 2030 e avançar na missão de oferecer um conjunto completo de tecnologias de baterias para toda a carteira de marcas da Stellantis, explica o comunicado de imprensa. A marca quer garantir cerca de 400 GWh até 230 apoiada por cinco instalações na Europa e América do Norte, bem como por contratos de fornecimento adicionais.
Em comunicado de imprensa, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirma que “à medida que executamos a nossa estratégia ‘Dare Forward 2030’ e avançamos para alcançar esse nosso objetivo ambicioso da neutralidade carbónica até 2038, a Stellantis contribui ativamente para a transição energética europeia através de soluções EV de última geração e apoia o papel fundamental de França num futuro sustentável. Aplaudo todas as pessoas envolvidas na ACC, porque juntos estamos a construir uma forte coligação que permitirá fortalecer a competitividade da Europa”.
Atualmente, a Stellantis tem 24 modelos BEV (Veículos Elétricos a Bateria) no mercado e quer quase duplicar esse número para 47 até final de 2024. Até 2030 pretende atingir 75 modelos e vendas globais de cinco milhões de unidades de BEV. Modelos como o Peugeot e-208 ou Fiat Novo 500, sucessos de vendas dos elétricos, fazem parte deste portefólio.
A Stellantis realça ainda que tem vindo a explorar todas as tecnologias, à medida que a química das baterias evolui, para garantir uma mobilidade limpa, segura e acessível.