Primeiro, uma explicação que se impõe para evitar confusões: segundo a regulamentação atual, um carro elétrico é um tipo de veículo capaz de deslocar-se em modo 100% elétrico e cuja bateria pode ser carregada a partir de uma fonte externa. O que significa que os veículos elétricos integram os carros 100% elétricos, conhecidos por BEV (Battery Eletric Vehicle), e os híbridos plug-in, conhecidos por PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle). Ora, juntas, estas duas categorias representaram, em março, quase 27% das vendas. Aproximadamente o dobro dos carros movidos exclusivamente a gasóleo (13,5%).
Se juntarmos os híbridos não plug-in, que representaram 15,8% do mercado, então a soma de todos os tipos de carros elétricos e eletrificados representou mais de 42%, enquanto os carros com motores a gasolina convencionais se ficaram por cerca de 40%. São números que mostram uma clara tendência para a eletrificação do parque automóvel nacional.
Tesla continua líder incontestável
Na análise dos 100% elétricos, a Tesla voltou a dominar em março, em linha com o que já tinha acontecido em fevereiro. A marca de Elon Musk vendeu 990 carros em Portugal, mais do triplo da Citroën, que ficou em segundo lugar. A BMW fechou o pódio com 278 BEV vendidos, seguida pela Renault, com 263. O top 5 fecha com a Mercedes com 239 carros. Talvez ainda mais impressionante seja o desempenho do Tesla Model Y, que terá sido o quarto carro mais vendido em Portugal em março, isto considerando o mercado global de automóveis de passageiros, não apenas os elétricos.
No total, venderam-se 4575 carros 100% elétricos em Portugal em março.
Graças, sobretudo, aos resultados de fevereiro e março, a Tesla foi a marca que mais 100% elétricos vendeu no primeiro trimestre deste ano, com 2096 viaturas. Uma diferença significativa para a BMW, que ficou em segundo lugar com 738 veículos, e para a Volkswagen, que chegou ao terceiro lugar com 579 elétricos vendidos em Portugal.
Importação em alta
O crescimento do parque eletrificado em Portugal é ainda mais impressionante se consideramos os veículos importados. Segundo a mesma fonte (ACAP), em março terão sido importantes mais de 2600 carros elétricos (BEV e PHEV), o que significa que o total de carros elétricos (BEV e PHEV) vendidos em Portugal em março terá sido superior a sete mil.