A Ford tem um novo 100% elétrico, o crossover Explorer 100. Ou melhor, a Ford anunciou um novo 100% elétrico, que deverá começar a ser entregue no início do próximo ano – as encomendas poderão ser feitas a partir do final deste ano de 2023.
A Ford já mostrou o Explorer 100, mas ainda não anunciou uma lista detalhada das características técnicas. Para já, sabe-se que o “crossover médio vai estar disponível em versões com tração traseira ou integral”, carregar a bateria dos 10 aos 80 por cento em 25 minutos e incluir muita tecnologia: “Do equipamento fazem parte o touchscreen móvel de grandes dimensões SYNC Move 2 e um sistema de infotainment totalmente conectado com sistema áudio adaptado às características interiores, integração sem fios para aplicações e tecnologia avançada de apoio à condução”.
O Ford Explorer 100 foi totalmente desenvolvido na Europa e vai ser fabricado na Alemanha. Será, segundo o comunicado, “o primeiro modelo elétrico da companhia a ser construído em escala no novo Centro VE da Ford Colónia, na Alemanha”. O primeiro 100% elétrico ‘europeu’ de vários, já que a marca de origem americana planeia “oferecer um portefólio integralmente elétrico de veículos de passageiros até 2030”.
A mala tem 470 litros de capacidade e, para arrumação extra, há uma consola central de 17 litros entre os bancos da frente, que também pode funcionar como apoio para um computador portátil.
Voltando ao sistema de infoentretimento, o ecrã central tátil de 15 polegadas de diagonal tem acerto em altura (desliza na vertical) para maior ergonomia. Está posicionado ao alto, um formato já adotado pelo Ford Mach-E.
O comunicado refere ainda que o Explorer 100 vai estar disponível “em duas versões com elevada especificação – Explorer e Explorer Premium”. Os preços “antecipados” começam abaixo dos €45.000.