A startup holandesa Lightyear apresentou o Lightyear 0, a versão final. Ou seja, o modelo que deverá entrar em produção em série do carro elético com painéis solares desenvolvido pela empresa. O design mantém as mesmas linhas gerais dos protótipos que a Lightyear tem apresentado desde 2019, onde se destaca a prioridade dada à aerodinâmica. Além do formato alongado e fluido, há uma série de detalhes para melhorar o coeficiente aerodinâmico, como a utilização de câmaras em vez de espelhos retrovisores e as rodas traseiras parcialmente cobertas.
A utilização de painéis solares para alimentar carros elétricos comerciais é um conceito normalmente descartado pelos engenheiros devido à baixa potência efetiva que se consegue obter, mesmo quando em dias soalheiros. E a Lightyear admite que este novo carro dificilmente poderá usar apenas energia solar porque a potência de carregamento obtida pelos painéis instalados no tejadilho será, segundo estimativas da startup, de cerca de 1 kW – à volta de um décimo do consumo médio estimado (10,5 kWh/100 km). Ou seja, cinco horas de exposição solar deverão permitir carregar energia suficiente para cerca de 50 km de autonomia. Mesmo considerando dias parcialmente nublados, os engenheiros da Lightyear calculam que, para o perfil de condução médio europeu (cerca de 60 km por dia), os utilizadores possam passar dois meses sem ter de carregar o carro. Isto considerando que o veículo fica estacionado no exterior durante o dia. Período que pode chegar a sete meses em zonas com mais dias com o Sol a brilhar, como é o caso da região sul de Portugal.
Naturalmente, o Lightyear 0 também pode ser carregado a partir de fontes externas, sendo que numa tomada elétrica a velocidade de carregamento é de cerca de 30 km/h, valor que sobe para cerca de 500 km/h num posto de carregamento rápido.
De acordo com a Lightyear, as entregas deste novo veículo elétrico deverão começar em novembro. A produção inicial deverá ser limitada a 150 unidades, exclusivamente para o mercado europeu. O preço do carro deverá ser de cerca de 250 mil euros. O Lightyear 0 vai ser fabricado na Finlândia, na Valmet Automotive, onde também deverá ser produzido, a partir de 2023, o Sono Sion, um outro carro elétrico com carregamento solar parcial.
A Lightyear já anunciou que vai apresentar um modelo mais acessível, mas não se espera que chegue antes de 2024 ou mesmo 2025.