A GMW Europe, uma marca da empresa norte-americana BILITI Electric, entrou no mercado nacional com o GMW Taskman, um veículo elétrico leve, tipo triciclo, destinado à distribuição em ambiente urbano. Segundo o comunicado da empresa, o Taskman já é usado pelas Amazon, Flipkart (Walmart), IKEA, SokoWatch, Uber e Zomato, entre outras, acumulando mais de 32 milhões de quilómetros na entrega de cerca de 12 milhões de encomendas.
Bateria amovível
Uma das características em destaque do Taskman é a bateria amovível com 7 kWh de capacidade, que permite a troca rápida com vista à redução do tempo em que o veículo está parado. De acordo coma informação da marca, a troca da bateria pode ser feita “em cerca de um minuto”.Deste modo, a bateria tanto pode ser carregada no veículo ou no exterior, uma funcionalidade importante para operadores logísticos que procuram máxima produtividade.
A autonomia anunciada para circulação urbana é de 80 km e o tempo de carregamento da bateria é de três horas e meia. A capacidade de carga é de 300 kg numa caixa fechada com 2,7 metros cúbicos.
Este veículo também disponível uma versão adaptada à recolha do lixo, o DumpSTAR, que “a empresa considera ser uma solução interessante para os municípios e empresas de gestão de resíduos sólidos que fazem recolha durante a noite, dado este ser um tipo de veículo 100% silencioso e livre de emissões poluentes”. Ainda segundo o comunicado, “o DumpSTAR possui um sistema hidráulico de descarga e uma divisória para separação de diferentes tipos de resíduos”.
O GMW Taskman tem um preço de €9.990 (€11.990 para a versão DumpSTAR). Preço que inclui uma bateria. As baterias extras são vendidas por €2400 à unidade.
A velocidade máxima é de 40 km/h, o que permite a condução pode detentores de licença L2e, e a GMW fornece uma app para gestão e controlo de cada veículo e de frotas de veículos.
Portugal: entrada para a Europa
Os planos da BILITI Electric para Portugal incluem a abertura de uma fábrica com capacidade para produzir 500 veículos por mês para o mercado europeu. Parte importante de um investimento planeado de 20 milhões de euros para a Europa ao longo dos próximos três anos. A informação divulgada não indica localizações para a implementação da nova fábrica ou datas previstas para início da produção.
O CEO da BILITI Electric, Rahul Gayam, identificou Portugal como “a porta de entrada perfeita para o mercado europeu, mas também como um mercado que é, em si mesmo, muito interessante, com crescentes restrições à circulação de veículos diesel no centro das grandes cidades e, consequentemente, a necessidade de soluções de mobilidade elétrica acessíveis e inovadoras. Além disso, a nossa tecnologia de baterias intercambiáveis é não só mais acessível para as empresas, como também mais sustentável, uma vez que evita a aquisição de um maior número de veículos para atingir os mesmos resultados operacionais”.
Relativamente à escolha de Portugal para produzir veículos na Europa, Rahul Gayam garante que “estamos igualmente convencidos que a excelente oferta de jovens engenheiros em Portugal virá também a revelar-se, a médio prazo, como uma grande oportunidade para a expansão da BILITI com a sua primeira fábrica na Europa”.
Em resposta à Exame Informática, Rahul Gayam indicou que a empresa ainda está na fase de estudo das melhores localizações para instalação da fábrica, que também deverá incluir um centro de desenvolvimento tecnológico para novos veículos.