O novo robô apresentado pela Volkswagen ainda está em fase de protótipo, mas é bastante semelhante ao que a fabricante revelou como prova de conceito em 2019. O robô (ainda não tem nome oficial) destaca-se da sua estação de carregamento, liga-se a uma de várias baterias móveis disponíveis e desloca-se até ao carro elétrico que pede o carregamento. O autómato consegue, sozinho, ligar a bateria, aguardar que o carregamento esteja concluído e regressar depois à base. Toda a movimentação para o carro e para o regresso é feita com atenção ao trânsito automóvel e pedestre nas suas imediações, explica o The Verge.
A solução tira partido de infraestruturas V2X, ou seja, de vehicle to everything, onde uma rede global permite ao automóvel comunicar com o robô, algo que ainda está longe de estar implementado e finalizado.
Ainda não se conhece o estado de desenvolvimento do produto final, nem quando é que este tipo de soluções possa chegar ao mercado.
A Volkswagen, também para se afastar do escândalo do Dieselgate, tem sido um dos fabricantes automóveis mais empenhados na mobilidade elétrica, com uma robusta aposta na criação de redes de carregamento rápido nos EUA (Electrify America) e na Europa (Ionity). Opções como este robô de carregamento, destinado a parques de estacionamento públicos ou garagens privadas, são uma boa solução para complementar este tipo de redes de carregamento.
Veja mais abaixo os dois vídeos da Volkswagen sobre o tema, um da apresentação da ideia em 2019 e outro da chegada do protótipo, mais recente.