Nascido em 2004, no Barreiro, este festival fez escola noutros locais do País, não só pela aposta num cartaz disruptivo e desafiante, mas também pelo modo como se multiplica pelos mais variados e surpreendentes espaços da cidade onde se realiza, também ela, à época, muito à margem deste tipo de eventos.
Entretanto, e muito embalada pelo OUT.FEST, a urbe da Margem Sul tornou-se ela própria um palco privilegiado para a música improvisada, seja ela eletrónica, erudita e contemporânea, jazz, rock ou qualquer outra linguagem híbrida que sempre coube sob o largo guarda-chuva do OUT.FEST, continuamente assumido como um espaço de liberdade estética e criativa sem demasiada atenção a rótulos ou fronteiras.
Neste aniversário redondo, o festival prolonga-se por cinco dias em dez espaços: Auditório Augusto Cabrita, Sala 6, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Sociedade “Os Penicheiros”, Escola de Jazz do Barreiro, Igreja de Santa Cruz, Associação de Desenvolvimento Artes e Ofícios, Biblioteca Municipal, SCR Paivense e Largo do Mercado 1º Maio.
Ao todo, serão mais de 30 espetáculos, entre os quais algumas estreias absolutas em Portugal, como a do novo projeto que une a produtora e DJ afro-portuguesa Nídia à percussionista ítalo-britânica Valentina Magaletti, cujo álbum de estreia chega este mês de setembro, mas também da dupla feminina norte-americana de rap H31R, da gira-disquista britânica Mariam Rezaei, do duo japonês KAKUHAN (mais um projeto paralelo do mestre Koshiro Hino), do trio France ou da “música de revolta niilista queer” de Dreamcrusher, alter ego do norte-americano Luwayne Glass.
Entre as propostas nacionais, destaca-se o regresso ao festival do saxofonista Rodrigo Amado com a nova formação Unity (que inclui o baterista Gabriel Ferrandini, o pianista Rodrigo Pinheiro e o contrabaixista Hernâni Faustino), do trio Inês + Arianna + Violeta e ainda das estreias de Tomé Silva e de Zancudo Berraco.
O programa inclui também uma exposição fotográfica de Vera Marmelo, no centro da cidade, sobre os 20 anos do festival, o lançamento de um livro comemorativo e uma conversa com o escritor e músico norte-americano DeForrest Brown Jr. (que tocará no festival na sua versão Speaker Music) e a investigadora e curadora Margarida Mendes.
Out.Fest > Vários locais do Barreiro > 2-6 out, qua-dom 16h > €10 a €50 (passe) > programação completa em outfest.pt