Olhar para o ano que está prestes a terminar, recordar os momentos menos felizes do País e, ainda assim, rir do que nos aconteceu. Esta é a proposta do Teatro Praga, que leva ao palco do São Luiz uma revista repleta de humor, crítica social, política e, claro, música.
Bravo 2023! é, nas palavras dos criadores, um espetáculo estouvado e um atlas dos episódios mais marcantes do ano. “Tínhamos saudades de fazer uma revista”, diz André e. Teodósio. “Ao contrário de Tropa-Fandanga (2014), que abarcava 100 anos, voltámos ao registo original da revista, isto é: rever o ano transato. Feliz e infelizmente, 2023 foi muito rico em notícias.”
A estrutura foi montada ao longo do ano, com a equipa a fazer anotações num “documento demoníaco”, para que nenhum acontecimento importante fosse esquecido. “Tem sido uma montanha-russa. Há cenas que saem, outras que entram e, entretanto, caiu o Governo!”, brinca André e. Teodósio.
O resultado é um espetáculo de quase três horas, em que o elenco se desdobra em personagens, numa sucessão de rábulas. Há uma marcha de expatriados na Baixa Pimbalina, um pacote do Costa que dá à costa, em Rabo da Peixona, e umas concorridas Fornadas da Juventude, a que não faltam Lúcia, Jacinta e Francisco. E, pelo meio, uma homenagem ao poeta e ensaísta Manuel Gusmão, falecido em novembro.
Tudo pode acontecer nesta revista à la Praga, que, não seguindo exatamente os moldes tradicionais do género, conta com um dos nomes maiores: Marina Mota. “Se já a admirávamos, passámos a conhecer uma pessoa que não só teve a generosidade de vir trabalhar connosco como é virtuosa naquilo que faz. Tem sido uma experiência inacreditável.”
A atriz confessa que recebeu o convite com satisfação, pois defende o fim “dessas gavetinhas em que as pessoas são colocadas”, considerando “esta mistura de pessoas com visões diferentes de espetáculo muito interessante”. Outro nome de peso é Pedro Mafama, que assina as músicas originais. Todos os temas são tocados ao vivo, com a orquestração e direção musical a cargo de Alex D’Alva Teixeira.
Bravo 2023! > Teatro Municipal São Luiz > R. António Maria Cardoso, 38, Lisboa > T. 21 325 7640 > até 22 dez, ter-sáb 20h, dom, 17h30 > €12 a €15