As segundas-feiras à noite, na programação da RTP1, têm um novo atrativo. Um conjunto de seis telefilmes traça o retrato de várias épocas da sociedade portuguesa em diferentes contextos políticos, sociais e económicos. São adaptações cinematográficas de contos de escritores portugueses, numa produção da Marginalfilmes.
Na estreia, na passada segunda, 2, foi exibido O Chefe do Meu Pai Era um Democrata e Ninguém Sabia, inspirado na obra de Luís de Sttau Monteiro, realizado por Mónica Santos. Segue-se agora Bully (9 set), de Miguel Simal, realizado por Ricardo Pugschitz de Oliveira, ficção sobre libertação e coragem. A prosa de Vergílio Ferreira está na base d’A Palavra Mágica (16 set), de Pocas Pascoal, sobre o significado inócuo da palavra e os irresistíveis equívocos.
Filipe Henriques dirige O Conto do Nadador (23 set), obra de Lídia Jorge centrada numa morte e na sua investigação policial. Com argumento de Patrícia Müller e realização de Cláudia Clemente, O Anel (30 set), inspirado no conto de Patrícia Maia Noronha, fala da estratificação social e as artimanhas para a escalar. Por fim, Camilo Castelo Branco em O Esqueleto (7 out), realizado por João Roque, aborda desde a paixão ao adultério e da traição à vingança. Maria d’Aires, José Raposo, Miguel Borges, Sofia Nicholson e Ana Bustorff são alguns dos atores dos vários elencos.
Telefilmes > 9, 16, 23 e 30 set, 7 out > seg 21h > RTP1 e RTP Play