Proximidade e emoções à flor da pele. É assim que Bernardo Conde descreve o ambiente que se vive no Centro de Congressos de Aveiro. Desde 2017, o fotógrafo traz anualmente à cidade onde nasceu alguns dos melhores fotógrafos e videógrafos a nível internacional para falar do seu trabalho, perante um auditório para 700 pessoas quase esgotado.
Desta sexta a domingo, dias 29 e 30 de novembro e 1 dezembro, cumpre-se a sétima edição do Exodus Aveiro Fest. O mundo não está mais bonito, ninguém duvida, mas há resiliência, esperança, histórias inspiradoras.
A dimensão humana e social, questões culturais e ambientais vão ecoar em palestras com 16 convidados internacionais e nacionais. Cerca de 100 imagens estarão expostas no centro de congressos.
O primeiro dia do Exodus é de entrada gratuita. As portas abrem às 20h30 e o programa contempla uma sessão de boas-vindas e um convívio. Pelo meio, o público terá oportunidade de assistir à sessão de Aishwarya Sridhar, colaboradora da National Geographic e a primeira mulher indiana a ganhar o prémio Wildlife Photographer of the Year Awards (2020). Através do seu trabalho, pretende alertar para o tráfico de animais selvagens.
Aqui, deixamos sete nomes a não perder no festival.
Ciril Jazbec
Desenvolve há largos anos um trabalho junto de pequenas comunidades que lutam contra as alterações climáticas. One Way to Fight Climate Change: Make Your Own Glaciers, sobre o povo inuit no Ártico, venceu o segundo prémio na categoria Ambiente no World Press Photo de 2021. O esloveno também documentou a escassez de água nos Himalaias, Alpes e Andes no documentário Dream to Cure Water.
Davide Monteleone
Há vários anos que este italiano se dedica a temas que cruzam a geopolítica e a economia. Critical Minerals – Geography of Energy, projeto que envolve fotografia, um documentário e uma instalação de arte imersiva, mostra a profunda transformação da paisagem mundial – sobretudo devido à exploração do lítio – em busca de fontes de energia renováveis.
Jonas Bendiksen
O tema das fake news é trazido por este norueguês que integra a equipa da Magnum Photos. Entre os quatro livros que já publicou, está The Last Testament, sobre sete homens que afirmam ser a segunda vinda de Cristo. A sua obra mais recente, The Book of Veles, funde mitologia eslava com o fenómeno das notícias falsas, questionando os limites entre realidade e ficção.
Patrícia de Melo Moreira
A fotógrafa da Agence France-Presse em Lisboa, para a qual cobre a atualidade diária em Portugal, foi a primeira mulher a receber o Prémio Estação Imagem pelo seu trabalho Verão Negro, sobre os incêndios que assolaram o País em 2017. Em 2020 foi nomeada para Fotógrafa do Ano de Agência pelo jornal britânico The Guardian e em 2021 apresentou a exposição My Portugal no festival de fotojornalismo Visa Pour l’Image, em Perpignan, França.
Eric Bouvet
Fotojornalista há 40 anos, cobriu quase todos os conflitos e momentos importantes da História, da queda do Muro de Berlim à libertação de Nelson Mandela, dos Jogos Olímpicos às guerras no Médio Oriente. Foi, segundo a organização do festival, o único jornalista a trabalhar com comandos russos na Chechénia em 1995, reportagem que inspirou o livro Jusqu’au Bout.
Martin Bissig
Começou a trabalhar como economista em empresas, mas a paixão por ciclismo de montanha, viagens e fotografia falou mais alto. Fotógrafo de ação e de ar livre, com trabalho publicado em todo o mundo, o suíço traz um lado de aventura ao festival.
Marcel Mettelsiefen
Realizador de documentários multipremiado, vem ao festival depois de ter estado recentemente a cobrir a guerra entre Israel e o Hamas. Entre os seus mais recentes trabalhos, A State of Rage é um retrato do conflito entre palestinianos e israelitas visto pelas crianças; In Her Hands, sobre uma presidente de câmara no Afeganistão perseguida pelos talibãs, foi adquirido pela Netflix; e a reportagem Ecuador: A Narco State está disponível no canal Arte.
Exodus Aveiro Fest > Centro de Congressos de Aveiro > Cais da Fonte Nova > 29-30 nov e 1 dez, sex 20h30-0h30, sáb 9h-0h30, dom 9h-19h > grátis (sex), €60 (bilhete diário), €100 (dois dias) > programa completo aqui