Estátuas excêntricas ou abstratas, algumas com um aspeto enferrujado, outras com um aspeto mais vivo, mas cada uma projetada para surpreender. Eis o que se pode esperar do Static – Festival de Estátuas Vivas, que está de regresso já a partir desta segunda-feira, 29, e até ao dia 3 de setembro, ao centro histórico de Santa Cruz. Esta forma de arte urbana, que se insere no programa Ondas de Verão, desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, continua a surpreender e a entreter o público pelo seu realismo e imaginação.
“É uma arte multidisciplinar, plástica e de representação que tem uma componente bastante meditativa. É desafiante mas a meditação é uma ferramenta que ajuda” diz à VISÃO o grupo artístico Strapafourd, constituído por Cátia Ferreira e Vítor Hugo, vencedores do World Living Statues 2019 com a estátua viva O Beijo. “Esta forma de arte tem também uma componente social: chamar a atenção das pessoas para a necessidade de parar”, acrescenta o casal que estará presente nesta 15ª edição do Static.
As estátuas vivas vão estar distribuídas pela Rua José Pedro Lopes. Ao longo da semana, serão selecionadas as dez melhores, com base na execução plástica, originalidade, imobilidade e efeito. “O festival é um caso de sucesso junto das famílias, pois agrada a todas as gerações. As crianças ficam fascinadas pelas estátuas que afinal ‘mexem-se’, os adultos apreciam o lado estético e histórico das várias personagens apresentadas”, afirma Ana Bastos, do Teatro-Cine de Torres Vedras e responsável pela produção do festival, que acontece desde 2007.
A final do concurso terá lugar a 3 de setembro, no Largo Jaime Batista da Costa, na qual serão eleitos os vencedores e entregues duas categorias de prémio: o prémio concedido pelo público, que poderá votar na estátua de que mais gosta, e o prémio especial do júri, que entregará também três menções honrosas.
O festival contempla, ainda, uma oficina de estátuas vivas grátis que se realiza no dia 3 de setembro, na Pousada da Juventude de Santa Cruz, para crianças e jovens dos 7 aos 15 anos. Neste workshop, serão dadas dicas de representação e apresentação de figurinos. “Trata-se de uma aposta na aproximação de novos públicos, através de uma atividade que entretém e fomenta a experimentação artística e a criação plástica dos mais jovens”, refere a responsável pela produção do Static, Ana Bastos.
Depois da formação, as “estátuas” poderão ser vistas no Largo Jaime Batista da Costa. São duas horas de performance e, pelo meio, poderá aproveitar para conhecer esta localidade piscatória com 20 quilómetros de costa, comer um crepe ou um waffle na esplanada da cafetaria O Belga, embalado pelo som das ondas do mar, embora se recomende que leve um casaco. Porque tudo o que Santa Cruz tem de bom também tem de imprevisível.
Static: Festival de Estátuas Vivas > R. José Pedro Lopes, Santa Cruz, Torres Vedras > 29 ago-3 set, seg-sáb 21h30-23h30 > Final do concurso e entrega de prémios: Lg. Jaime Batista da Costa > 3 set, sáb > Oficina de estátuas vivas > Pousada da Juventude de Santa Cruz > 3 set, sáb 14h-18h > 7-15 anos > grátis > Apresentação: Lg. Jaime Batista da Costa > 3 set, sáb 18h30- 19h30