Seguimos num constante ziguezaguear, por entre curvas e montes, na direção de Entre-os-Rios, onde o Douro encontra o Tâmega. Já no Torrão, concelho de Marco de Canaveses, avistamos a Quinta de Santo António – Country House & Villas, debruçada sobre a foz do Tâmega. À entrada, encaixadas em socalcos, com janelas rasgadas de alto a baixo e paredes cor de vinho, as 10 villas de traço contemporâneo elevam-se na paisagem. Ao lado, encontra-se a casa de campo dos anos 40, com 12 quartos, de estilo mais rústico, e um restaurante, o Olivetto, aberto ao público mediante reserva.
David Couto, o chefe de cozinha, inspira-se nos sabores tradicionais e nos legumes frescos do quintal para uma abordagem simples e verdadeira. “É um projeto familiar, que começou com a aquisição da quinta na qual apenas existia uma casa rústica”, conta-nos Jorge Azevedo, o proprietário.
A intenção de aumentar o número de quartos, numa segunda fase, levou Marta Aguiar, arquiteta e mulher de Jorge Azevedo, a desenhar um cubo no andar superior do edifício principal. A partir deste surgiram as villas, com 90 metros quadrados, vista desafogada, cozinha equipada e cama XXL. “Verdadeiras casas para receber uma família”, diz Jorge.
O cenário que se avista deste hotel de charme, para a piscina, o vale e os montes, ora pintado de verde ora de amarelo e de castanho, mistura-se com as zonas que não estão ocupadas por vinhas. Aqui, em menos de dois hectares, apostam-se em quatro castas (Alvarinho, Arinto, Avesso e Fernão-Pires) que, em breve, vão dar origem a um vinho próprio. Para que os mais ativos possam explorar a Natureza, organizam-se passeios de barco, de caiaque e de jipe, e há um campo de paddle, junto ao rio Tâmega. Desafogada é também a vista do Foz Hotel Bar, para um brinde à Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Quinta de Santo António > R. de Santo António, 81, Marco de Canaveses > T. 255 191 703 > quarto a partir de €95, villas a partir de €180
Aqui à volta
As Obras do Fidalgo Inseridas na Rota do Românico, são constituídas quase só por uma fachada de inspiração barroca, do século XVIII, escondida atrás de um bosque. Esculpidas em granito, as ruínas mantêm a imponência e profusão de pormenores decorativos. Vila Boa de Quires
Museu da Pedra Fica em Alpendorada este museu que celebra o granito e o labor da gente que trabalha a pedra, desde sempre. Está dividido em três núcleos fundamentais: o Homem e a pedra; a pedra nas artes, e a pedra e o desenvolvimento. Av. de São João, 900, Alpendorada > T. 255 615 150 > seg-sex 9h12h30, 14h-17h30
Baloiço Nossa Senhora da Luz Situado no Parque do Divino Salvador, na freguesia de Bem Viver, tem uma vista incrível sobre o Douro. Um lugar perfeito para se apreciar a paisagem.