O entusiasmo com que João Baptista fala de Amarante parece inesgotável. Percebe-se o desvio na sua vida profissional, do marketing para o turismo, mal começou a conhecer de perto o setor e a ganhar o gosto pelo contacto com os hóspedes. Da gestão de outros empreendimentos e alojamentos locais na cidade à beira do Tâmega nasceu a vontade de criar um projeto de raiz, juntamente com a mulher, Laura Pinto, formada em Engenharia Biomédica, outra convertida. “Queríamos apostar no turismo rural e começámos à procura de locais. Mal entrámos no portão desta propriedade, ficámos convencidos”, conta. Mesmo em ruínas, conseguia-se perceber o potencial do conjunto de casas de granito, ao redor de uma eira, como se se tratasse de uma pequena aldeia, num local recôndito e tranquilo da freguesia de Vila Caiz, a sete quilómetros da sede do concelho.
Começaram por avançar com a exploração agrícola dos terrenos à volta, cerca de seis hectares, de que resultou, este ano, a primeira produção de vinho verde (de três castas: Loureiro, Alvarinho e Vinhão). “Ainda é uma pequena produção, por isso vendemos apenas aqui… mas teve muito boa aceitação, de tal maneira que quase já não temos garrafas”, diz João.
Este ano, lançaram a primeira produção do vinho verde Vila Coura, feito a partir das vinhas ao redor do agroturismo
Entretanto, recuperam as casas, preservando a traça tradicional, com apontamentos de cor nas paredes, tetos, portas e janelas a quebrar o cinzento do granito ou a crueza das madeiras.
Existem nove alojamentos (um para quatro pessoas, os restantes são duplos), muito acolhedores, vocacionados para casais e pequenas famílias, todos eles com kitchenette equipada e lareira para os dias mais frios (para o calor, há uma piscina exterior). Nos pequenos-almoços, servidos em cestinhos, privilegiam os produtos locais ou feitos pelo casal, como a granola, os iogurtes ou os bolos.
Para conhecer a região, a Vila Coura tem uma rede de parceiros que organiza passeios de bicicleta, de jipe ou pedestres. “Amarante tem muito para oferecer, tanto para quem procura a Natureza como para quem quer um programa mais cultural”, aconselha João. É seguir a linha do Tâmega.
Vila Coura > R. Dona Eduarda Matos, 607, Vila Caiz, Amarante > T. 91 739 4565 > a partir de €70