
Tiago Miranda
Da janela do quarto malmequer, no Cerca Design House, avistam-se simultaneamente as serras da Gardunha e da Estrela. Aberto em meados de março de 2015, na sossegada aldeia de Chãos, no concelho do Fundão, é um bom recanto para quem quer passar uns dias longe da confusão da cidade. Aqui, o silêncio só é quebrado pelo cantar dos galos e o ladrar dos cães.
Neste antigo solar do século XVIII, sobressai, logo à chegada, a bonita fachada de pedra. Marta Rafael, 36 anos, e Eurico Augusto, 57, são os responsáveis pela transformação da casa em ruínas num turismo rural, que vão gerindo à distância. “A nossa vida é em Lisboa, mas todas as semanas viajamos até cá. Estamos muito felizes por termos conseguido erguer o nosso primeiro empreendimento turístico nesta terra”, contam.
Distribuídos por dois andares, são dez os quartos do Cerca Design House, cada um com o nome de uma planta: cardo, sargaço, junco, giesta… Um deles, o feto, ocupa a divisão onde funcionou a capela, e mantém a ombreira da porta em pedra original e um símbolo religioso por cima da janela. “Quisemos manter a traça original, mas acrescentando um design contemporâneo”, dizem os proprietários, que trabalham na área da reabilitação urbana. Na sala, por exemplo, junto ao bar, forraram uma parte da parede com azulejos trazidos de projetos que desenvolveram na zona do Chiado e da Baixa pombalina, em Lisboa. No exterior, existe uma piscina, e, no antigo estábulo, está agora um jacuzzi, para delícia dos hóspedes. Tem capacidade para dez pessoas, sem se tocarem, brinca Eurico Augusto: “É a minha joia da coroa.”
Cerca Design House > Lg. da Praça, 1, Chãos, Donas, Fundão > T. 275 759060 > a partir de €70/noite