À volta da mesa feita em aço, Karolina Oledzka apresenta os aromas guardados em pequenos frascos de vidro escuro, para não perderem as propriedades. Explica as características de cada um, dá-os a cheirar, pergunta se agradam e para que situação seria o perfume (dia, noite, ocasião especial…).
O exercício, com a duração de uma hora e meia, foi uma surpresa de aniversário para o jovem Jorge, e permite-lhe construir de raiz um perfume só seu, e passível de ser reproduzido em quantos frascos quiser (100ml, €169).
A atividade faz parte da oferta da Opar, o projeto de perfumaria artesanal de Karolina Oledzka e Tanya Reda, que combina loja com laboratório, e que acaba de abrir uma segunda morada em Lisboa, junto à Praça da Alegria. “O espaço da Lapa vai funcionar mais como laboratório, aqui entramos no retalho, com o lançamento das primeiras fragrâncias de assinatura”, explica Karolina, criadora de marcas como a Cosmoss by Kate Moss. Mais tarde, no processo, Karolina há de dar protagonismo à perfumista Marie Aneas, responsável pela fórmula do perfume. “Agora, precisa escolher um nome para lhe dar”, diz a sorrir, antevendo a dificuldade habitual dos clientes nesta última etapa.
A matéria-prima, exposta nas prateleiras de madeira, vem de Grasse, a capital das fragrâncias no Sul da França. Há frasquinhos com notas de monoï, madeira, tabaco, couro, yuzu, mimosa, folha de figo e de pêssego, algumas nunca ouvimos falar ou não conseguimos identificar.
Maresia e Veraneio, as primeiras fragrâncias da Opar, disponíveis em formato de perfume e vela, invocam uma viagem de Cascais ao Guincho. Ervas frescas da serra de Sintra, flores que crescem nas dunas, aroma da espuma do mar e de madeira à deriva são as notas de Maresia. As noites de verão são representadas em Veraneio com um toque de rosas, madeira branca e uma combinação de óleos essenciais naturais que repelem os mosquitos, revelando-se herbal e fresco. Bons exemplos do que se pode criar por aqui.
Opar > R. da Alegria, 41 D, Lisboa > T. 96 352 2320 > seg-sex 10h-18h > R. Garcia de Orta, 71C, Lj. 11, Lisboa > por marcação