É tudo bonito nesta Cabana – ou não tivesse sido escolhido a dedo por Marta Braga e Álvaro Ramos, ela jornalista, ele gestor de produto, ambos apaixonados por objetos. É mesmo de amor que aqui se fala, sim, do tal “amor e uma cabana”, que faz deles um casal feliz entre peças bonitas que, na impossibilidade de abrirem uma loja de rua, decidiram fazê-lo online. Na semana passada, começou a funcionar o site Cabana, loja e blogue, com objetos para a casa, escritório, cozinha, lifestyle e leitura. “São os produtos que nós gostamos. A Cabana é como se fosse a nossa casa”, diz Marta Braga. À venda estão objetos portugueses, como as taças do ceramista Paulo Alves, os acessórios de mesa desenhados pelo designer Gonçalo Prudêncio, os canivetes de marinheiro da Ivo Cutelarias ou os lenços de bolso da Lobo Marinho, e também internacionais, como alguns acessórios de escritório da Hay, um regador em cobre desenhado em 1886 por John Haws, no Reino Unido, ou os candeeiros Cooper, de Espanha.
Há ainda – e haverá cada vez mais, revela Marta Braga – peças que resultam da colaboração da Cabana com marcas portuguesas: a primeira é uma caixa de receitas criada com Catarina Vaz da Grafolita, forrada a linho com uma gravação a ouro, um conjunto de 12 cartões para apontar as receitas e seis separadores. E, mesmo existindo nesta Cabana algumas coisas que facilmente encontramos noutros lugares – como a pasta dentífrica Couto (“é a que usamos em casa e pensámos: ‘porque não?'”) –, a maioria dos objetos não se encontra facilmente por cá (nem mesmos os portugueses…). Ali, garante-se, hão de encontrar-se sempre peças “úteis, que cumpram a sua função, que sejam bonitas e tenham qualidade”, com um gostinho especial por tudo o que é criativo, regressando à tradição do trabalho artesanal.
Afirma Marta Braga que a ideia não é que a Cabana seja apenas uma loja online. Além de funcionar também como blogue, onde são publicadas entrevistas ou histórias sobre os produtos que ali se vendem e os seus criadores e até receitas para experimentar em casa (haverá muffins, em breve), a Cabana vai materializar-se fora da internet numa loja pop-up, que, espera-se, aparecerá em vários lugares diferentes, em Lisboa mas também noutras cidades. A estrutura desenhada por Gonçalo Prudêncio já existe, é só esperar pelo anúncio da sua primeira morada. Até lá, entre-se nesta Cabana online, sempre de portas abertas.
O bom-gosto da Cabana não é de espantar para quem segue o blogue de Álvaro Ramos, O Editorial, e o de Marta Braga, Abram a Boca e Fechem os Olhos. No primeiro, o autor fala de objetos, lugares, livros, criadores, lojas e tudo o mais que cabe num “diário sobre design e estilo”. No segundo, partilham-se receitas, provas gastronómicas e outras notícias que nos deixam sempre de água na boca.