Ingredientes
100 g Tomate cherry
2 Tomate rosa
2 Rabanetes
1 Burrata
Redução de balsâmico
Sal
Azeite extra virgem
Base para o pesto: 30 g de pinhões torrados, 20 g de avelã, 20 g de pecorino, 20 g de
parmesão, 1 dente de alho, 100 g folhas de manjericão
Modo de preparação
Comece por preparar o pesto. Com a ajuda de um liquidificador, emulsione a frio os frutos secos com o azeite, juntando o azeite pouco a pouco até criar uma pasta cremosa e, em seguida, junte o parmesão e o pecorino. Adicione as folhas de manjericão, uma pedra de gelo e emulsione para obter um pesto cremoso e verde. Mantenha-o frio.
Corte o tomate cherry em metades, tempere os mesmos com o pesto, sal e pimenta.
Abra a burrata, tempere com flor de sal, pimenta e um fio de azeite.
Corte 100 g de tomate cherry e junte os dois tomates rosa, sal, pimenta e azeite (a gosto) e coloque no forno a 150 graus por 20 minutos.
Triture tudo num liquidificador, adicione um fio de vinagre balsâmico e retifique os temperos.
Por fim, corte os rabanetes finamente, coloque em água e gelo para os manter frescos e crocantes prontos para decorar.
Empratamento
Coloque a burrata a meio do prato, alguns tomates cherry temperados de um lado, a água de tomate no lado oposto e decore com algumas folhas de manjericão, rabanete e rebentos a gosto.
Diogo Martins é chefe de cozinha e proprietário do Zebra Cantina Italiana, o novo restaurante de Faro, no Algarve. Aberto apenas para jantares, aposta em pratos de cozinha italiana, feitos com ingredientes algarvios e outros trazidos do país de origem. A oferta é complementada por uma carta de cocktails originais da autoria do bartender Diogo Santos.