O lançamento oficial da marca aconteceu na passada sexta-feira, 13, mas, na verdade, desde o início deste ano que o trio de cervejas Musa está à venda em restaurantes, bares e lojas selecionados, um pouco por todo o País. A nova marca é dos amigos Bruno Carrilho e Nuno Melo, dois ex-consultores que mudaram de vida e apostaram no negócio da cerveja artesanal. Bruno conheceu este mundo quando esteve a estudar na Califórnia, nos Estados Unidos, e Nuno, confessa, nunca gostou particularmente de cerveja. Foi durante uma viagem que fizeram do Porto para Lisboa que tudo começou. “Dei boleia ao Nuno e entre conversas e ideias para o futuro, perguntei-lhe: ‘e se abríssemos uma cervejeira?’”, conta Bruno Carrilho. A ideia acabou mesmo por pegar. O passo seguinte foi arranjar alguém que desenvolvesse as receitas, já que não tinham conhecimento suficiente para o fazer. Através de um anúncio colocado num dos sites da especialidade, encontraram o mestre cervejeiro Nick Rosich e escolheram-no entre várias dezenas de candidatos.
Uns meses depois, nasciam a Mick Lager, a Red Zeppelin Ale e a Born in the Ipa, um trio de cervejas com nomes que fazem trocadilhos com o do cantor Mick Jagger, da banda Led Zeppelin e do álbum Born in the U.S.A, de Bruce Springsteen. A música é um gosto que os dois sócios têm em comum, já se vê. E porque é que a marca se chama Musa? “Porque queremos inspirar as pessoas a experimentar cerveja artesanal. É esse o nosso objetivo”, explica Bruno Carrilho. Das três cervejas, a mais arrojada é a Born in the Ipa, com o maior teor alcoólico (6,5% vol), mais aromática e amarga, ideal para acompanhar pratos picantes, carnes vermelhas ou caça. No extremo oposto, está a Mick Lager, “a cerveja por onde se deve começar se quisermos experimentar”, aconselha Bruno. No meio está a Red Zeppelin Ale, bastante aromática e menos amarga, adequada às refeições de peixe (os preços podem variar entre €2,50 e €3,50).
Por enquanto, as cervejas são produzidas em fábrica alheia. Só a partir de setembro, as Musa terão casa própria, quando abrir o armazém no número 83 da Rua do Açúcar, o bairro de Marvila, em Lisboa, que dará lugar à fábrica da marca e a um bar onde será possível degustá-las. Ao som de música, claro.
Com as cervejas Musa, é sempre a rock and rollar
Fernando Sousa
Mick Lager, Red Zeppelin Ale e Born in the Ipa: as Musa nasceram para nos convencer a experimentar cerveja artesanal
Mais na Visão
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites