Quem se senta pela primeira vez no novo restaurante Natábua, nas galerias do exterior do Centro Comercial Alvalade, em Lisboa, pode estranhar o nome das carnes que se leem na ementa: canguru e cavalo. Mas há mais, neste restaurante com 30 lugares e mesas em pedra: veado e javali. O modo de preparação destas carnes parece ser mais fácil de “digerir”: “São grelhadas com sal e servidas como se fosse um prego. Só que aqui é feito com carnes exóticas”, diz o proprietário, Manuel Curto, que é também jogador do Atlético de Lisboa. Em finais de janeiro, abriu este segundo Natábua, no bairro de Alvalade – o primeiro inaugurou em julho do ano passado no Mercado de Algés.
“Vivi cinco anos no estrangeiro, o que fez com que me cruzasse com comidas diferentes. Por exemplo, na Bélgica, um dos pratos que provei foi a carne de cavalo. Tive inicialmente algum receio, mas depois gostei muito e, hoje, é umas das minhas preferidas. No Cazaquistão é comum servir-se carne de veado. É uma carne estranha, mas não tão estranha como a de cão, que não consegui comer. Já o javali, é vulgar encontrá-lo nas ementas dos restaurantes espanhóis. Em relação ao canguru, não a experimentei em lado nenhum, mas acrescentei-a aqui por piada”, diz Manuel Curto.
As estrelas do Natábua chegam à mesa com as seguintes combinações: carne de cavalo, rúcula, cheddar e cebola roxa; veado rúcula e parmesão; javali, alface cogumelos e canguru, cebola roxa, alface e parmesão. Em comum têm o bolo do caco e a manteiga de alho. Há ainda a Gran Tábua, que reúne o veado, o canguru, o javali, a picanha e o secretos de porco preto com molho da casa na mesma tábua, e três sugestões de peixe (salmão, atum e bacalhau em bolo de caco). “É obrigatório ter bolo de caco. Não tenho como fugir aos imensos pedidos”, nota Manuel Curto. As carnes podem, por exemplo, ser acompanhadas por batata-doce (um misto de batata normal e doce) com queijo cheddar derretido e orégãos.
Por fim, a mousse de maracujá e o cheesecake de Oreo são duas das sobremesas que podem encerrar a refeição, que aqui é possível complementar com uma sangria, vinho ou gin. A partir de meados de abril haverá ainda três ou quatro novos pratos com carnes maturadas, servidas com batata gratinada no forno. Até ao verão, espera-se que haja mais um Natábua no centro de Lisboa. Não há duas sem três.
Natábua > CC Alvalade, Pç. de Alvalade, 6, Lisboa > T. 21 099 8684 > seg-dom 12h-24h