O nome da exposição: Portuenses à moda do Porto, é um pleonasmo propositado. “Quis reforçar a ideia de que são portuenses que lutam por uma causa e se esforçam por manter o negócio deles aberto, numa luta diária contra as grandes superfícies”, explica o autor. Natural do Porto, Aloísio é fotógrafo de moda e publicidade. Em 2007, quando se discutia o encerramento do mercado do Bolhão, decidiu sair de máquina fotográfica para a rua e fazer algo que lhe dá prazer, trabalhar sem a pressão de servir um cliente.
Queria retratar donos de espaços comerciais com história. Não fez uma lista: “Alguns foram descobertas, outros já eram uma referência para mim, como A Pérola do Bolhão ou a Casa Chinesa”. As pessoas que encontrou, “supercomunicativas, bem dispostas, a mandarem bocas engraçadas”, podem agora ser vistas no corredor central do Hard Club, instalado no renovado Mercado Ferreira Borges.
Entre os 14 proprietários retratados, estão vários vendedores do Mercado do Bolhão, o dono da livraria Chaminé ou da Barbearia Garrett. Paula Rocha, uma das programadoras do Hard Club, diz que projetos artísticos relacionados com o Porto são, a par com a street art, “apostas fortes para o main room” do novo espaço.
HARD CLUB Mercado Ferreira Borges, Pç. do Infante, Porto Até 30 Dez, Seg-Dom 9h-24h