Tomei a vacina da Janssen (dose única). Vou levar nova dose?
Sim. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou quinta-feira, dia 18, em conferência de imprensa, que quem tem 18 ou mais anos e tomou a vacina da Janssen, vai ser chamado para dose de reforço pelo menos 90 dias depois da primeira toma. A dose de reforço será com uma vacina de mRNA, ou seja, da Pfizer ou da Moderna. Estão nesta situação cerca de um milhão de pessoas.
Quem já teve Covid-19 também precisa da dose de reforço?
Graça Freitas referiu que todos os que tomaram a vacina da Janssen, independentemente de já terem contraído a infeção, devem ser inoculados com a dose de reforço.
Posso fazer o agendamento dessa dose de reforço?
Ainda não. A norma que refere esta nova regra já foi publicada, mas os centros de vacinação vão agora preparar-se para esta nova fase. A diretora-geral da Saúde anunciou que as pessoas elegíveis, depois, irão ser chamadas. Não quer dizer que, mais para a frente, não se possa fazer o auto-agendamento.
Quem tem mais de 65 anos e só era elegível para tomar a terceira dose em dezembro já pode fazê-lo?
Foi outra das novidade anunciadas por Graça Freitas. As doses de reforço (terceira dose) só eram, até agora, administradas a quem tivesse cumprido o esquema vacinal completo há, pelo menos 180 dias (6 meses). A partir de agora, esse intervalo é de cinco meses.
Quem tem 65 ou mais anos e já esteve infetado com Covid-19 e tomou uma dose vai ser chamado para outra inoculação?
Sim, vai. Até aqui, os infetados recebiam apenas uma dose do esquema vacinal, no entanto foi anunciado que receberão um segunda dose com intervalo de cinco meses face à toma anterior.
Quais as vacinas que vão ser utilizadas?
A norma indica que pessoas elegíveis para a dose de reforço que foram vacinadas com a AstraZeneca ou Janssen devem ser inoculados com uma vacina de mRNA, ou seja, Pfizer ou Moderna. Quem já tinha completado o esquema vacinal com a Pfizer ou Moderna deve receber a dose de reforço da mesma marca, salvo nas situações em que houve reação alérgica.