Antes de começar o mês de agosto, grande parte da população adulta estará vacinada pelo menos com a primeira dose, de acordo com as previsões da Task Force para a Vacinação.
Em breve, em início de maio, vão começar a ser vacinados os que têm entre 60 e 69 anos. Os que se encontra na faixa etária dos 50 aos 59 estarão imunizados com, pelo menos uma dose, em meados de junho e os que têm entre 49 e 40 anos levarão a vacina até meados de julho. É este, adiantou à VISÃO, fonte oficial da Task Force, o calendário, caso se mantenha o que está previsto ser entregue em relação à quantidade de vacinas.
Neste mês de abril entraram no país 1,6 milhões de doses. Em maio e junho entrarão mais 7,6 milhões de doses. Entre estas estão vacinas da Pfizer, Moderna, Astra Zeneca e da Jonhson & Johnson
E se umas vão servir para dar primeiras doses às pessoas entre os 60 e os 40, outros serão para dar as segundas doses de quem já foi imunizado.
As convocações para a vacinação têm sido feitas pelas autoridades de saúde através de SMS e telefonemas, mas em breve – talvez mesmo dentro de uma semana – entrará em funcionamento um site um autoagendamento. Através dele será possível marcar a própria vacina num qualquer centro de vacinação, não sendo necessário ser o da residência. Depois de autoagendar, as pessoas irão receber um sms com a hora. Caso não se possa são dadas outras opções. Caso não concretize a vacina ao fim de determinadas tentativas ( que serão definidas) tem de se inscrever de novo na plataforma de autoagendamento.