“Com a consciência de que se chegou a um patamar preocupante de disseminação do COVID-19″ e “tendo em conta que os alunos estão, como prevenção, fora da escola”, a decisão da Leya foi abrir o Banco Aula Digital gratuitamente a todos os professores e alunos. Tudo “de forma a permitir que o ensino à distância seja facilitado”.
Assim, mesmo que não tenham adotado manuais do grupo LeYa, passa a ser possível atribuir tarefas, fazer testes ou enviar recursos aos alunos, para que estes possam dar rever ou consolidar os conhecimentos. Basta fazer login na plataforma Aula Digital e a partilha de recursos com os alunos é feita através do módulo “As minhas salas”. O professor só tem de criar a sua “sala” para iniciar a partilha.
Depois, os alunos têm de ativar o código da sala que o professor disponibilizar. A partir daí podem não só comunicar, ver vídeos, animações, sínteses ou mesmo realizar testes interativos. O acesso é o mesmo, mas devem registar-se como alunos.
Contudo, não é a única opção. Também a Porto Editora anunciou que dará acesso à Escola Virtual, tanto a alunos como a professores. A ideia é que estes possam organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos num simples email.
Para aceder só é preciso fazer um registo e identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade. De imediato, têm disponiveis as versões digitais dos manuais adotados pelas suas escolas.
Por seu lado, os professores podem criar as suas turmas “virtuais”. O método não só agiliza a partilha de conteúdos como permite monitorizar o trabalho dos alunos.