- Podes pedir aos teus pais para te levarem a visitar a nova escola uns dias antes de as aulas começarem. Sentir-te-ás mais tranquilo.
- Aprender a gostar do novo espaço pode ser um processo lento. Depende de cada pessoa. Alguns alunos sentem-se de imediato em casa, enquanto outros levam tempo a adaptar-se. Há que dar tempo ao tempo. E acredita que não és o único a não saber onde fica a sala, o refeitório ou a biblioteca!
- Lembra-te de que, pelo facto de te sentires inseguro, a tua timidez pode ser confundida com antipatia. Por isso, não hesites em meter conversa com os colegas. E não precisas de tentar agradar, basta seres como és.
- Tenta fazer uma mudança de cada vez. Se estás a mudar de escola, não é a melhor altura para alterares outras coisas na tua vida – por exemplo, o desporto que praticas. Espera que te habitues a uma nova situação antes de partires à descoberta de outra.
- Todos temos medo do que é novo e diferente, medo de perder o que é importante, medo da mudança! Mas mudar é bom e faz crescer, mesmo que ao princípio não pareça! Por exemplo, se já foste de férias para longe de casa, onde não conhecias ninguém, deves ter passado um momento difícil. Mas depois conheceste alguém e já nem te apetecia regressar!
- Quanto aos amigos da antiga escola, há que mantê-los! Troquem números de telefone, endereços de email e moradas. Escrevam-se, telefonem-se, marquem encontros, mandem fotografias. E porque não pedirem a colaboração dos pais e combinarem visitas a casa uns dos outros? Podes até apresentá-los aos novos colegas e assim aumentares o teu círculo de amizades.