No mês passado, fizemos uma vasta seleção de novidades que abriram a Feira do Livro de Lisboa, mas, entretanto, outras tantas acabaram de chegar. Todos os selecionados são excelentes narrativas, umas de hoje e outras de um passado bem distante que agora nos chegam com uma nova indumentária. São, em simultâneo, obras literárias por direito, e temos a certeza de que irão cativar quem as for ler. E, talvez, até formar novas leitoras e leitores.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.
Ds 6 aos 10 anos

A PEQUENA FAMÍLIA
Sesyle Joslin (texto) e John Alcorn (ilustração)
Kalandraka
Foi escrito há 60 anos. Sim, há ses-sen-ta anos! Este é um livro da idade da maioria das receitas das nossas avós, ou das árvores do recreio, mas é tão fresco e inesperado como ir a Marte. Em quatro partes, ficamos a conhecer a pequena família, o banquete, o palhaço e uma bela senhora. Todas as histórias são curtas, com uma escrita que se assemelha a uma lengalenga e os desfechos são sempre inesperados. A obra perfeita para perceber onde anda a maturidade e onde para o gosto pelo nonsense.

A TORNEIRA
Mário de Carvalho (texto) e Pierre Pratt (ilustração)
Porto Editora
Eis o livro perfeito para a miudagem destemida que gosta de ler e de somar vocabulário novo ao seu repertório. Não é um livro fácil, não está escrito daquela forma diluída que muitos autores para a infância julgam ser a receita certa para criar histórias para «pequenitos». Mário de Carvalho inventou um mundo no Beco das Sardinheiras que ficam ali entre Alfama e a Mouraria, talvez. Neste lugar, as crianças descobrem uma enorme torneira que resolvem abrir: e o que daí advém é uma torrente de que ninguém estava à espera. Quem o ler vai adorar sobretudo quando tropeçar no termo «escanifobética». E que saudades temos da palavra «escanifobética», não é?
Dos 10 aos 12 anos

UM LONGO CAMINHO PARA A ÁGUA
Linda Sue Park (texto)
Editorial Presença
Inspirado na vida de Aysha, esta obra de Linda Sue Park conta a história da jovem Nya, de 11 anos, que todos os dias faz um longo caminho para ir buscar água para a família. Em paralelo, conta-se outra história, de outro tempo e, numa reviravolta, as duas unem-se num emocionante final. Este conto, vindo do outro lado do mundo, mostra a forma como a dura realidade da privação e do mero luxo de ter água corrente faz com que o quotidiano seja uma luta constante.

AUTO DA BARCA DO INFERNO
Gil Vicente, João Miguel Lameiras (texto) e Joana Afonso (ilustração)
Editora Levoir
Descobrir a obra de Gil Vicente, enquanto escritor e dramaturgo, é provavelmente um momento histórico para a vida de qualquer estudante que tropeça nos seus autos num manual escolar. Mas viver as histórias que Gil Vicente maquinou não deveria acontecer apenas no universo escolar. A editora Levoir pegou no Auto da Barca do Inferno e deu-lhe uma volta com a ajuda de João Miguel Lameiras e Joana Afonso, transformando este brilhante texto numa vibrante novela gráfica. O resultado é extraordinário!
Dos 12 aos 15 anos

TOKYO EVER AFTER: PRINCESA À PROVA
Emiko Jean (texto)
Nuvem de Tinta
Estamos na Califonia, onde a beleza e a fama são condições essenciais para se sobreviver. Errado! Apesar do paradigma distópico de que só os detentores da beleza estereotipada e da fama consensual têm aqui lugar, este livro apresenta-nos Izumi, uma jovem asiática desenquadrada e inadaptada em busca de uma identidade. A reviravolta: uma viagem vai revelar-se surpreendente quando Izumi descobre que, afinal, o seu pai é o herdeiro da coroa do Japão.

EU, O MEU PAI E O FIM DO ARCO-ÍRIS
Benjamin Dean (texto), Booksmile
Um divórcio nunca é fácil, muito menos quando, além do casal, existem os filhos. Esta é a história de Archie, um rapaz que vive de perto uma separação epercebe que muito está por contar sobre as razões que levaram à dissolução do casamento do pai e da mãe. Quando Archie descobre que o pai é homossexual, fará de tudo para lhe mostrar que o apoia incondicionalmente. Este é um livro para que toda a gente posso refletir sobre a importância da empatia e do respeito pelos que nos rodeiam.
Livros para descobrir na Feira do Livro
A temporada das feiras está à porta. Na VISÃO Júnior escolhemos as novidades mais empolgantes da época